Loureiro: benefícios e propriedades medicinais

O loureiro (Laurus nobilis) é uma planta medicinal também conhecida como louro, bay tree e bay leaf (inglês). Pertence à família Lauraceae.

Benefícios do loureiro

Na medicina alternativa, o óleo diluído do loureiro é utilizado para deslocamentos, artrite e reumatismo. O banho de ervas é preparado para aliviar dores musculares. As bagas quando usadas em forma de enxaguante, combatem a alopecia (calvície). A erva saturada é usada para combater fungos que aparecem nas unhas. Tosses e bronquites são tratadas com aplicação de cataplasma. Na aromaterapia, é usado para tratar dores de ouvido e hipertensão. O extrato de loureiro é usado em forma de pomada para feridas.

Uso na culinária

Na culinária, o louro é utilizado em marinadas, assados, molhos, sopas, guisados e feijoadas. Além de ser um ótimo tempero, o louro ajuda na digestão e assimilação dos nutrientes da comida. Deixar folhas em locais onde se guarda a comida ajuda a repelir animais.

Contraindicações e efeitos colaterais do loureiro

A folha de louro possui fibras irritantes e portanto são removidas de pratos na hora de servir. O loureiro mais utilizado é o de origem europeia, em detrimento dos louros de origem americana, que costumam ser tóxicos.

História e curiosidades

As folhas de louro em forma de grinalda são colocadas na cabeça das pessoas como um símbolo de vitória para atletas olímpicos, poetas, estudantes e heróis militares. A palavra de origem francesa baccalaurette (bagas de loureiro), significa “conclusão de uma tarefa”. Nobilis quer dizer “nobre”.

Antigamente se acreditava que inalar o aroma dos ramos de louro enquanto se dormia transformava os sonhos em realidade. Na Mitologia Grega, conta-se que o deus Apolo possuía implacavelmente a ninfa Dafne, até que um dia os deuses tiveram clemência dela e a transformaram em uma árvore de loureiro.

Referências:
Dadalioǧlu, Itir, and Gulsun Akdemir Evrendilek. “Chemical compositions and antibacterial effects of essential oils of Turkish oregano (Origanum minutiflorum), bay laurel (Laurus nobilis), Spanish lavender (Lavandula stoechas L.), and fennel (Foeniculum vulgare) on common foodborne pathogens.” Journal of agricultural and food chemistry 52.26 (2004): 8255-8260.

Comentários

2 Comentários

  1. elisangela ferreira maciel

    Alguém tem desta planta pra vender? Pode ser uma estaca pequena. Obrigada

Comentar