Marroio-branco: benefícios e propriedades medicinais

O marroio-branco (Marrubium vulgare) é uma planta medicinal também conhecida como marroio, marrolho, hortelã-de-folha-grossa, erva-virgem, horehound, white horehound (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios do marroio-branco

O marroio-branco possui propriedades antipiréticas, calmantes (tosse), coleréticas, digestivas, expectorantes, fluidificantes, vasodilatadoras, além de agir como estimulante cardíaco e tônico para o estômago. Possui ação poderosa no tratamento das mucosas do pulmão inflamadas, sendo indicado para bronquites, asma, coqueluche, tosse e catarro. É efetiva no tratamento de problemas no fígado, sendo indicada para afecções neste órgão. Além disso, é capaz de aliviar dores, facilitar a digestão, reduzir o inchaço, melhorar o apetite e estimular o fluxo biliar.

As suas folhas em pó possuem propriedades vermífugas. Quando na forma de pomada, as folhas podem ser usadas para o tratamento de feridas. Possui propriedades hipotensivas, isso acontece porque a planta auxilia na vasodilatação e relaxamento cardiovascular. O marroio-branco, segundo pesquisas, é capaz de diminuir os níveis de colesterol e triglicérides em pacientes diabéticos.

Como preparar o chá de marroio-branco

Para se beneficiar de todos os efeitos positivos do marroio-branco é necessário prepará-lo como chá, feito de uma maneira simples e caseira.

Ingredientes

  • 2 gramas de folhas de marroio fresco.
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

  • Misture os dois ingredientes em um recipiente.
  • Leve ao fogo o recipiente.
  • Quando atingir o ponto de fervura desligue o fogo e aguarde cerca de 10 minutos.
  • Coe a mistura.
  • Beba o chá cerca de três vezes ao dia para alcançar o resultado desejado.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.

Contraindicações e efeitos colaterais do marroio-branco

O marroio não é indicado para mulheres grávidas ou em período de lactação. Também não pode ser usado e crianças pequenas. Pacientes com gastroenterites ou que apresentam quadros de náuseas e vômitos também devem evitar o uso. O efeito purgante é causado amargor da planta, sendo que para evitar tal adversidade é indicado o uso de corretores de sabor. Do mesmo modo é bom apostar em tratamentos descontínuos por períodos de tempo curtos.

História e curiosidades

Natural da Europa e da Ásia, o marroio-branco conseguiu se adaptar muito bem ao clima das Américas do Norte e do Sul, sendo muito comum em lugares secos e áridos. Sua aparência é bem semelhante ao da menta, razão pela qual também é conhecido como hortelã-de-folha-grossa.

Trata-se de uma planta perene que pode alcançar até sessenta centímetros de altura, suas hastes têm o formato quadrado, e as folhas são felpudas e em formato de favos ovalados. As flores desta planta crescem no formato de cachos e florescem no verão, a cor das pétalas é de um tom branco amarelado. Cresce em qualquer lugar e é muito comum em terrenos baldios, vez que seu cultivo não precisa de muitos cuidados.

Acredita-se que o nome de gênero, Marrubium, é derivado de marrob, palavra em hebreu para “suco amargo”. O nome comum em inglês, “horehound”, é oriundo de uma antiga palavra de origem inglesa (hune de nar), que significa “planta felpuda”.

COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
DETOX NATURAL Renove
LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
Referências:
White Horehound Herb – Side Effects and Health Benefits. Other Common Names; Seed of horus, bull’s blood, eye of the star, adorn, houndsbane, haran haran, grand bonhomme, blanc rubi, mapiochin, Andorn (German), marrube vulgaire (French), marrubio (Spanish), kransborre
(Swedish).
Marrubium vulgare | Online Atlas of the British and Irish Flora.
White horehound (Marrubium vulgare). Sigma Aldrich.
Horehound, White. Botanical: Marrubium vulgare (LINN.). Family: N.O. Labiatae. Botanical.com.

Comentários

2 Comentários

  1. Manoel guimaro dos Santos

    Bom dia : Onde posso comprar Marroio Marrubium Vulgare

    Obrigada

  2. Lindolfo

    Quero comprar o marroio branco mas não consigo identificar um site confiavel para quem posso fazer podido

Comentar