Noz-comum: benefícios e propriedades medicinais

A nogueira-comum (Juglans regia) é uma planta medicinal de onde se extrai a noz. Pertence à família Juglandaceae.

Benefícios da nogueira (noz)

Partes diferentes da nogueira têm propriedades diferentes. A casca é um alterativo, antifúngico, adstringente, detergente, laxante e purgante. As folhas são alterativas e anti-inflamatórias. A noz é um anti-inflamatório. A casca é um antifúngico e sudorífico. Todas as partes agem como antissépticos e são ligeiramente hipoglicêmicos. Só as folhas da nogueira são usadas para tratar eczema e só a noz é usada para tratar o colesterol alto na medicina popular. A nogueira ajuda limpar o corpo de parasitas, protozoários e solitária. As folhas usadas em forma de coroa previnem dores de cabeça e insolações.

As nozes possuem cerca de 70% de ácidos monoinsaturados em sua composição e são ricas em ácido oleico, ácido linoleico, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido araquidônico e ômega-3. A ingestão regular de nozes ajuda a reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom). 25 gramas de nozes fornecem cerca de 90% da ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3. O ômega-3 possui ação anti-inflamatória e reduz o risco de hipertensão arterial, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e aparecimento de cânceres de mama, cólon e próstata.

O ácido elágico, substância presente na planta, estimula o sistema nervoso central e já foi usado para ajudar as pessoas a se recuperarem de choques elétricos. As folhas da nogueira-comum moídas no corpo servem para repelir insetos. Na medicina alternativa, a lavagem, compressa ou cataplasma é utilizada para a cura de feridas, eczema, impetigo, herpes e lepra. A pomada feita das cascas verdes é usada para tratar problemas fungosos como lombriga, coceiras e pé-de-atleta. O gargarejo é feito para amigdalite. O óleo de noz é usado para a produção de sabão. A madeira foi muito tempo usada na indústria mobiliária.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes

Uso na culinária

Na culinária, as nozes maturadas podem ser assadas ou conservadas. As nozes podem ser comidas cruas ou assadas. Podem ser acrescentadas a saladas, doces e assados. O óleo de noz é usado para cozinhar e temperar saladas. Da seiva, pode ser produzido um xarope. As nozes são ricas em ácidos gordurosos essenciais, vitamina C e manganês.

Contraindicações e efeitos colaterais da nogueira

A nogueira é uma planta segura. O consumo em excesso da noz pode causar inchaço e ganho de peso.

Curiosidades

O nome de gênero Juglans significa “a noz de Júpiter”. A mitologia conta que deuses que residiram na terra viveram se alimentando de nozes. Devido as nozes terem um formato semelhante a cabeça humana, acreditava-se que fazia muito bem ao cérebro.

COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Folhas Para Chá
ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
Referências:
Fukuda, Toshiyuki, Hideyuki Ito, and Takashi Yoshida. “Antioxidative polyphenols from walnuts (Juglans regia L.).” Phytochemistry 63.7 (2003): 795-801.
Pereira, José Alberto, et al. “Walnut (Juglans regia L.) leaves: phenolic compounds, antibacterial activity and antioxidant potential of different cultivars.” Food and chemical toxicology 45.11 (2007): 2287-2295.
Oliveira, Ivo, et al. “Total phenols, antioxidant potential and antimicrobial activity of walnut (Juglans regia L.) green husks.” Food and chemical toxicology 46.7 (2008): 2326-2331.

Comentários

1 comentário

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas