Noz-comum: benefícios e propriedades medicinais

A nogueira-comum (Juglans regia) é uma planta medicinal de onde se extrai a noz. Pertence à família Juglandaceae.

Benefícios da nogueira (noz)

Partes diferentes da nogueira têm propriedades diferentes. A casca é um alterativo, antifúngico, adstringente, detergente, laxante e purgante. As folhas são alterativas e anti-inflamatórias. A noz é um anti-inflamatório. A casca é um antifúngico e sudorífico. Todas as partes agem como antissépticos e são ligeiramente hipoglicêmicos. Só as folhas da nogueira são usadas para tratar eczema e só a noz é usada para tratar o colesterol alto na medicina popular. A nogueira ajuda limpar o corpo de parasitas, protozoários e solitária. As folhas usadas em forma de coroa previnem dores de cabeça e insolações.

As nozes possuem cerca de 70% de ácidos monoinsaturados em sua composição e são ricas em ácido oleico, ácido linoleico, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido araquidônico e ômega-3. A ingestão regular de nozes ajuda a reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom). 25 gramas de nozes fornecem cerca de 90% da ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3. O ômega-3 possui ação anti-inflamatória e reduz o risco de hipertensão arterial, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e aparecimento de cânceres de mama, cólon e próstata.

O ácido elágico, substância presente na planta, estimula o sistema nervoso central e já foi usado para ajudar as pessoas a se recuperarem de choques elétricos. As folhas da nogueira-comum moídas no corpo servem para repelir insetos. Na medicina alternativa, a lavagem, compressa ou cataplasma é utilizada para a cura de feridas, eczema, impetigo, herpes e lepra. A pomada feita das cascas verdes é usada para tratar problemas fungosos como lombriga, coceiras e pé-de-atleta. O gargarejo é feito para amigdalite. O óleo de noz é usado para a produção de sabão. A madeira foi muito tempo usada na indústria mobiliária.

Uso na culinária

Na culinária, as nozes maturadas podem ser assadas ou conservadas. As nozes podem ser comidas cruas ou assadas. Podem ser acrescentadas a saladas, doces e assados. O óleo de noz é usado para cozinhar e temperar saladas. Da seiva, pode ser produzido um xarope. As nozes são ricas em ácidos gordurosos essenciais, vitamina C e manganês.

Contraindicações e efeitos colaterais da nogueira

A nogueira é uma planta segura. O consumo em excesso da noz pode causar inchaço e ganho de peso.

Curiosidades

O nome de gênero Juglans significa “a noz de Júpiter”. A mitologia conta que deuses que residiram na terra viveram se alimentando de nozes. Devido as nozes terem um formato semelhante a cabeça humana, acreditava-se que fazia muito bem ao cérebro.

Referências:
Fukuda, Toshiyuki, Hideyuki Ito, and Takashi Yoshida. “Antioxidative polyphenols from walnuts (Juglans regia L.).” Phytochemistry 63.7 (2003): 795-801.
Pereira, José Alberto, et al. “Walnut (Juglans regia L.) leaves: phenolic compounds, antibacterial activity and antioxidant potential of different cultivars.” Food and chemical toxicology 45.11 (2007): 2287-2295.
Oliveira, Ivo, et al. “Total phenols, antioxidant potential and antimicrobial activity of walnut (Juglans regia L.) green husks.” Food and chemical toxicology 46.7 (2008): 2326-2331.

Comentários

1 comentário

Comentar