Salsaparrilha: saiba para que serve

Smilax aspera - SALSAPARRILHA

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades da salsaparrilha - Smilax officinallis, planta medicinal também chamada de salsaparilla.

Atualizado em 27/12/2023

A salsaparrilha (Smilax aspera) é uma planta medicinal também conhecida como salsa-parrilha, salsaparrilha-vermelha, salsaparrilha-espanhola, dwipautra (sânscrito) e sarsaparilla (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Smilax officinalis, Smilax ornata, S. glabra, S. regelii, S. febrifuga e S. aristolachiaefolia. A raiz de salsaparrilha é a parte medicinal da planta, possui características longas e não possui cheiro e nem gosto.

Benefícios da salsaparrilha

As espécies do gênero Smilax são videiras nativas da América Central, onde as suas raízes são utilizadas como aromatizantes naturais de alimentos e bebidas. A raiz possui um sabor picante, que é usado na intenção de aromatizar os refrigerantes mais famosos nos Estados Unidos. A preparação do chá de salsaparrilha é ainda bastante utilizada pelo mundo todo devido as suas diversas propriedades medicinais, onde alguns estudos mostraram que a salsaparrilha possui compostos isolados responsáveis por tais propriedades.

A salsaparrilha é composta de saponinas, sitosterol, resina, gordura, glicosídeos e açúcar. No século XIV, quando foi levada do México para a Espanha, foi muito exaltada como um tratamento para diversas doenças, como a sífilis e gonorreia, o que fez com que a erva se tornasse muito popular entre piratas e vaqueiros. Além disso, a sua raiz e o rizoma também possuem inúmeras propriedades medicinais. A salsaparrilha possui ainda um efeito purificador na área gênito urinária, combatendo diversas infecções.

Raiz de salsaparrilha

As raízes da salsaparrilha possuem saponinas, substâncias que desativam diversos componentes tóxicos bacterianos, conhecidos como endotoxinas, que estão presentes no sangue de pacientes com doenças imunológicas, tais como artrite reumatoide. As suas propriedades alterativas que reduzem as inflamações normalmente ocasionadas por artrite e reumatismo. A erva ainda é capaz de agir nas endotoxinas do intestino, onde é capaz de absorver diversos componentes bacterianos, e consequentemente eliminando-os do organismo.

Além disso, as raízes ajudam na excreção do ácido úrico do corpo a aumenta os níveis de testosterona e progesterona, sendo dito por diversas pessoas, que é capaz de excitar paixões, tornando os homens muito mais viris e as mulheres mais sensuais. A salsaparrilha em formato de lavagens é indicada para o tratamentos de herpes.

Dissol

Dissol Pro é um suplemento alimentar capaz de auxiliar na prevenção de formação e dissolução de cálculos renais, além de melhorar o funcionamento dos rins.

Uso na culinária

Na culinária, é utilizada para a fabricação de cerveja, onde a variedade jamaicana é considerada a melhor, seguida da variedade hondurenha e mexicana. Na composição da salsaparrilha é possível encontrar diversos nutrientes, incluindo vitaminas, A, C e D, além de ferro e minerais como o sódio, manganês, cobre, iodo e zinco.

Contraindicações e efeitos colaterais da salsaparrilha

A salsaparrilha é considerada uma erva segura. Em alguns casos pode causar gastrite.

História e curiosidades

É possível encontrar diversas espécies de trepadeiras do gênero Smilax na América do Sul, Jamaica, México e Índias Ocidentais. Desenvolvidas, as videiras atingem até 40 metros de comprimento. As flores geralmente são pequenas e os frutos podem ser de coloração azul, preta ou vermelha, servindo de alimento para diversas aves. As suas ramas são geralmente cobertas de muitos espinhos, o que faz com que sejam cultivadas para a formação de cercas vivas. A Smilax officinalis faz parte da família Smilaceae.

Referências:
Bernardo, Ribson Roney, Antonio Ventura Pinto, and JoséPaz Parente. “Steroidal saponins from Smilax officinalis.” Phytochemistry 43.2 (1996): 465-469.
Challinor, Victoria L., et al. “Steroidal saponins from the roots of Smilax sp.: structure and bioactivity.” Steroids 77.5 (2012): 504-511.