Pimpinela (Sanguisorba officinalis): saiba para que serve

Sanguisorba officinalis
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 31/07/2024

A pimpinela (Sanguisorba spp) é uma planta medicinal também conhecida como Sanguisorba minor (pimpinela-menor, pimpinela-hortense, pimpinela-de-jardim e salad burnet, em inglês); Sanguisorba officinalis (pimpinela-maior, pimpinela-italiana e great burnet, em inglês); além de bibernelle, pimpinella (espanhol), dentre outros nomes populares. Antigamente, a espécie Sanguisorba minor era conhecida como Poterium officinalis.

Benefícios e propriedades medicinais da Sanguisorba

A Sanguisorba possui uma série de compostos importantes para o organismo, incluindo flavonoides, saponinas (sanguisorbina), taninos e vitamina C. Desta forma, é considerada um excelente adstringente, antidiarreico, anti-inflamatório e antisséptico natural. Pode ser utilizada para diferentes condições de saúde, incluindo afecção de gengiva, angina, catarro, diarreia, erupções cutâneas, feridas abertas, hemorragia nasal, menstruação excessiva, queimaduras solares, úlceras gastrointestinais e tratamento de distúrbios urinários.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

🎁 Oferta especial para quem completar o quiz!
0% completo
0 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

A Sanguisorba é aplicada em forma de cataplasma para estancar sangramentos. Em forma de lavagens para o tratamento de queimaduras de sol. Unta para queimaduras, eczema, hemorroidas e feridas. Acrescentada a pastas de dentes e líquidos para limpeza bucal para prevenir doenças periodontais e tratar hemorragias na boca.

Chá de Sanguisorba

Na culinária, as folhas de pimpinela conferem um sabor agradável à saladas, queijos, sopas, molhos de peixe e bebidas refrescantes. O botânico John Gerard aconselhou consumir as flores, pois segundo ele, faz bem ao coração. É também usado na fabricação de cerveja. Contudo, a maneira mais popular de usufruir das propriedades medicinais é consumir o chá de pimpinela, feito em forma de decocção. O chá pode ser usado tanto para a ingestão convencional, como também gargarejos, compressas e enxagues bucais.

Para preparar o chá, coloque em uma panela uma xícara de água e uma colher de sopa de folhas secas. Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, tampe o recipiente e deixe que a mistura fique em processo de infusão. Quando esfriar, basta coar e beber o chá. É recomendável armazenar o chá em um recipiente higienizado e vedado, de preferência dentro da geladeira.

Composição

As raízes, os caules e as folhas são ricas em compostos azotados, açúcares e taninos, tornando a erva útil decocções para o tratamento de diarreias, hemorragias e hemorroidas. Os brotos e as folhas possuem altos índices de vitamina C, sendo considerados ótimos ingredientes para caldos e saladas saudáveis. Na medicina popular, compressas são feitas para fortalecer a raiz dos dentes.

Contraindicações e efeitos colaterais da Sanguisorba

Pessoas alérgicas a outras plantas da família Rosaceae devem evitar o consumo, vez que o organismo pode ter comportamento alérgico semelhante

História e curiosidades

O nome de gênero, Sanguisorba, é proveniente do latim “absorvente de sangue”, em referência ao uso da Sanguisorba para o estancamento de feridas e hemorragias. Durante a Guerra Civil Americana, os soldados bebiam chá de Sanguisorba durante a noite, antes das batalhas, de forma que se fossem feridos posteriormente, não sangrassem até a morte. O nome popular “burnet” é oriundo do francês “morena”, em alusão à flor de cor avermelhada e castanha da Sanguisorba minor.

Nativa da Europa, noroeste da África e sudoeste da Ásia Ocidental, acabou se tornando popular em todo o mundo, principalmente na América do Norte. Trata-se de uma erva herbácea resistente que por várias vezes resistiu ao rígido inverno em jardins medievais, sendo uma boa fonte alimento na época. Atinge alturas entre 40 e 90 centímetros. Cresce sempre em solos secos, muitas vezes com a presença de calcário e, justamente por estar adaptada à climas mais secos, cresce durante o ano todo. O gênero Sanguisorba faz parte da família Rosaceae.

Referências:
Sanguisorba minor Scop. Biorede.pt.
Viano, Josy, Véronique Masotti, and Emile M. Gaydou. “Nutritional value of Mediterranean sheep’s burnet (Sanguisorba minor Ssp. muricata).” Journal of agricultural and food chemistry 47.11 (1999): 4645-4648.
Mimaki, Y., Fukushima, M., Yokosuka, A., Sashida, Y., Furuya, S., & Sakagami, H. (2001). Triterpene glycosides from the roots of Sanguisorba officinalis. Phytochemistry, 57(5), 773-779.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

🎁 Oferta especial para quem completar o quiz!
0 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Pimpinela (Sanguisorba officinalis): saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades do chá da Sanguisorba minor e da Sanguisorba officinalis, conhecidas como pimpinela, great burnet e salad burnet.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.