Saw palmetto: fitoterápico para evitar queda de cabelo

O saw palmetto (Serenoa repens), também conhecida como sabal-palmetto e palmito-sabal, é um remédio natural que inibe o DHT e possui um mecanismo de ação semelhante a finasterida, mas que não afeta o resto do organismo e, portanto, não possui efeitos colaterais associados com o finasterida e outros medicamentos prescritos.

O que é a calvície?

O tipo mais comum de queda de cabelo que ocorre em homens é chamada de calvície ou alopecia androgenética. As mulheres também sofrem de alopecia androgenética, mas raramente perdem todo o cabelo, sendo mais comum que os fios se diluam ao longo da cabeça. A queda de cabelo se desenvolve quando o nível de dihidrotestosterona (DHT) no couro cabeludo é muito alto. A DHT se liga aos folículos pilosos, diminuindo a quantidade de nutrientes extraídos do sangue. Os folículos gradualmente se encolhem e o cabelo se torna mais fino.

Se nada for feito para tratar esta condição, o cabelo tende a desaparecer completamente. Para prevenir e tratar a perda de cabelo, o nível de DHT no corpo deve ser diminuído e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Existem medicamentos destinados a inibir o DHT, que bloqueiam a conversão de testosterona em diidrotestosterona. Sendo tais substâncias drogas sintéticas, a prescrição para o tratamento de perda de cabelo, muitas vezes têm efeitos secundários graves, tais como ginecomastia e até mesmo a impotência sexual (disfunção erétil).

Saw palmetto para o tratamento da queda de cabelo

Há alguns séculos os nativos norte-americanos utilizavam o saw palmetto para o tratamento de distúrbios urinários em homens, incluindo a hiperplasia prostática benigna e prostatite. Vários desses pacientes notaram que os fios de seus cabelos passaram a engrossar novamente. Recentemente, foi descoberto que o saw palmetto pode ser útil no tratamento da queda de cabelo ao bloquear a enzima 5-alfa-redutase, responsável pela conversão da testosterona em DHT, fazendo com que os folículos retomem o seu funcionamento normal, o que permite prevenir e até mesmo reverter a perda de cabelo.

O site especializado Mayo Clinic deu nota “C” para o saw palmetto como remédio para a queda de cabelo, o que significa é que existe evidências científicas sobre a eficácia da erva para o uso específico, porém, mais estudos ainda são necessários. Já um estudo realizado com 10 homens com calvície de leve a moderada mostrou que o remédio natural saw palmetto produziu alguma melhoria nas condições dos pacientes¹.

Pesquisas

Quanto mais cedo começar o tratamento para calvície, melhor serão as chances. Caso os folículos fiquem sem fios por muito tempo, perderão sua capacidade de funcionamento e a calvície se tornará permanente. É importante esclarecer que os estudos com a utilização do saw palmetto para a cura da calvície estão apenas no início e, segundo o Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar dos Estados Unidos (National Center for Complementary and Integrative Medicine), ainda não há evidências conclusivas sobre os reais benefícios da saw palmetto para a perda de cabelo.

Referências:
Drugs and Supplements Saw palmetto (Serenoa repens, Serenoa serrulata). Mayo Clinic.
¹ A randomized, double-blind, placebo-controlled trial to determine the effectiveness of botanically derived inhibitors of 5-alpha-reductase in the treatment of androgenetic alopecia.
Saw Palmetto. Evidence-based resources from the National Center for Complementary and Integrative Health, U.S. National Institutes of Health (NIH).
Saw Palmetto. National Center for Complementary and Integrative Medicine

Comentários

2 Comentários

  1. Renata De Carvalho Fonseca

    Oi, estou tomando um remédio que contém saw palmetto unha de gato e uxi amarelo, por ser mulher, pode fazer algum mal a minha saúde? Meu marido pode tomar, mesmo que não tenha problema algum de próstata? Foi indicado para tratar infertilidade, é remédio natural, mas tenho receio, obrigada se me responderem.

  2. JOSÉ MACÊDO SOUSA

    Sou usuário do SAW PALMETTO, e tenho obtido resultados em todos os aspectos recomendados do uso da planta, portanto está comprovado a sua ficácia!

Comentar