Taboa (tifa): benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

A taboa (Typha domingensis) é uma planta medicinal também conhecida como aspargo-cossaco, bucha, capim-de-esteira, espadana, paina-de-flecha, paineira-do-brecho, partasana, pau-de-lagoa, tabebuia, tabu, tabuba, tabuca, tifa, cattail (inglês), dentre outros nomes populares. Em Angola, é conhecida como chipipa e dá o nome a uma localidade da Província do Huambo. Inclui os sinônimos botânicos Typha angustifolia, Typha glauca e Typha latifolia. Pertence à família Typhaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da taboa

O pólen da taboa contém sitosterol e óleo gorduroso. Possui ação adstringente, sendo espanado em feridas com sangramentos para estancar a hemorragia e limpar machucados. O pólen é usado em casos de angina, câimbras menstruais e cistite. Também age como um diurético. As raízes são usadas para diarreia. O cataplasma de raízes pulverizadas é usado para o tratamento de hera-venenosa, erupções cutâneas e queimaduras. Na Turquia, as inflorescências femininas da tifa são usadas externamente para melhorar condições de pele.

O pó das folhas da Typha domingensis é considerado como um novo biossorvente natural (por ser de origem biológica os resíduos agrícolas utilizados como adsorventes são chamados de biossorventes) de baixo custo para operações de limpeza de metais, como alumínio, chumbo, ferro e zinco de ambientes aquáticos. Na culinária, a taboa é considerada como um alimento nutritivo. Das raízes secas e descascadas, pode se fazer farinha. Os brotos brancos podem ser comidos crus ou cozidos. Os brotos jovens podem ser cozidos como legume. As flores (tanto a parte masculina, quanto a feminina), podem ser consumidas cozidas.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Contraindicações e efeitos colaterais da taboa

A tifa é contraindicada para mulheres grávidas, vez que possui ação emenagoga, ou seja, pode agir como um abortivo, especialmente para mulheres nos primeiros estágios da gestação, como o primeiro trimestre. As raízes tifáceas devem ser cozidas antes de serem consumidas para eliminar eventuais parasitas.

História e curiosidades

O uso da taboa no continente europeu é datado de mais de 30.000 anos. O nome de gênero, Typha, é derivado do grego para “do pântano”, em referência as áreas pantanosas em que as tifas crescem. Um acre cultivado de tifa pode render mais de três toneladas de farinha, o que a torna uma planta com grande potencial agrícola. As folhas são usadas para fazer cadeiras e chapéus. As flores podem ser encharcadas em querosene e queimadas como tochas.

AUMENTA O FOCO E BENEFICIA A MEMÓRIA Nootrozyme Memory
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
CONTROLA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE Mild Mag
SUPLEMENTO PARA DORMIR MELHOR E MAIS TRANQUILO Valeriana 500mg
Referências:
Abdel-Ghani, N. T., A. K. Hegazy, and G. A. El-Chaghaby. “Typha domingensis leaf powder for decontamination of aluminium, iron, zinc and lead: Biosorption kinetics and equilibrium modeling.” International journal of environmental science & technology 6.2 (2009): 243-248.
Grace, J. B. (1988). The effects of nutrient additions on mixtures of Typha latifolia L. and Typha domingensis Pers. along a water-depth gradient. Aquatic Botany, 31(1-2), 83-92.

Comentários

Comentar