Categories: Plantas Medicinais

Umê: saiba para que serve o suco da fruta

O umê (Prunus mume) é uma planta medicinal também conhecida abricó-japonês, ameixa-chinesa, ameixa-japonesa, ameixa-ume, ameixa-umebosh, umezeiro, chinese plum (inglês), dentre outros nomes populares. Registros apontam que o umê já é utilizada pelo homem há mais de 4.000 anos. Na China, a fruta é muito popular em todo o país, principalmente no sul do rio Yangtze.

Benefícios do umê

A Prunus mume pode ser útil para aliviar náuseas durante a gravidez e vontade frequente de vomitar, além de diminuir os sintomas da ressaca. As ameixas são ricas em fibras dietéticas solúveis em água e fibras insolúveis. A vantagem de fibra dietética solúvel em água é que ela demora muito tempo para ser digerida, causando uma sensação de saciedade prolongada. Já a fibra dietética insolúvel pode causar a sensação ilusória de um estômago cheio, além de promover a desintoxicação do organismo. Ambos os tipos de fibra auxiliam na perda de peso.

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition em 2010 indicou que o umê pode reduzir infecções e inflamações nos casos de pacientes com gastrite atrófica crônica causada pelo Helicobacter pylori, uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano e pode causar úlceras. O extrato da ameixa-ume também aumenta a resistência imunológica do organismo contra o vírus da gripe.

Bainiku-Ekisu

Da fruta do umezeiro é feito um suco concentrado conhecido como bainiku-ekisu, consumido para manter a saúde do coração e proteger as células cardíacas dos efeitos danosos, além de ajudar a restabelecer uma série de desordens digestivas, agindo como um tônico que estimula a produção de ácido clorídrico. A fruta também reduz a formação de ácido lático e alivia a constipação, vez que o ácido málico da ameixa auxilia o intestino grosso e ajuda na evacuação. Comer ameixas estimula a secreção do hormônio da glândula parótida, o que pode retardar o envelhecimento.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Uso na culinária

As umes são colhidas verdes e conservadas em sal, folhas de shiso ou fermentadas. Da Prunus mume se faz vinho e vinagre. É usada como um condimento para temperar molhos de salada, legumes, marinadas, sushi e arroz.

Contraindicações e efeitos colaterais do umê

A Prunus mume é considerada uma erva muito segura. Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

Cada fruto é do tamanho aproximado de uma lichia e possui uma cor ligeiramente amarela. As ameixeiras fazem parte da família Rosaceae.

Referências:
Chinese Plum (Wu Mei). Chinese Herbs Healing
¹ Inhibitory effects of Japanese apricot (Prunus mume Siebold et Zucc.; Ume) on Helicobacter pylori-related chronic gastritis. European Journal of Clinical Nutrition. 2010
Shi, Jiayi, et al. “Antioxidant capacity of extract from edible flowers of Prunus mume in China and its active components.” LWT-Food Science and Technology 42.2 (2009): 477-482.
Medicina Natural

View Comments

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago