Yucca: benefícios e propriedades medicinais

A yuca (Yucca filamentosa) é uma planta medicinal também conhecida como iúca, iúca-mansa, iúca-elefante, iúca-sem-espinho, yucca, baioneta-espanhola, vela-de-pureza, vela-enfeitada e yucca root (inglês). Dentre as espécies mais populares do gênero, incluem a Yucca filamentosa, Yucca baccata e Yucca glauca. Pertence a família Agavaceae.

Benefícios da yuca

A yuca possui várias propriedades medicinais, destacando seus poderes anti-inflamatórios, antirreumáticos e laxativos. É utilizada para aliviar dores em geral e por pessoas que sofrem de artrite, bursite, gota e reumatismo. O uso para o alivio de dores ocorre devido ao seu teor de saponinas esteroides, que interagem com receptores no corpo, alterando a síntese de prostaglandina, reduzindo assim, a dor e o inchaço. Combinada com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, colesterol alto e triglicérides.

As folhas frescas são objeto de pesquisas para eventual comprovação da ação das mesmas contra tumores e por supostamente ajudarem o corpo na tarefa de melhor filtrar e aproveitar os nutrientes. A raiz é usada em forma de cataplasma em pancadas para aliviar a dor, incluindo os sintomas causados pela osteoartrite, incluindo além da dor, inchaço e rigidez. A mistura da raiz cortada com água é utilizada na fabricação de sabonetes e shampoos biodegradáveis, que por sua vez são utilizadas por pessoas que sofrem de calvície e caspa.

Uso na culinária

Na culinária tradicional, os talos da flores são cozidos em forma de legume. As flores podem ser comidas em saladas. A fruta também pode ser consumida em sua forma natural ou cozida.

Contraindicações e efeitos colaterais da yucca

A raiz da yuca só deve é utilizada seca e a planta deve ser usada moderadamente. As flores da Yucca filamentosa são utilizadas como depósito de ovos por algumas espécies de insetos, principalmente traças, por isso é importante ter cuidado.

História e curiosidades

Yuca é o nome comum para os mais de 40 espécies de plantas do gênero Yucca. Culturalmente, na Flórida, a yuca foi chamada de “planta-sentinela” durante centenas de anos. Tradicionalmente, essa mandioca era plantada embaixo da janela das mulheres com a intenção de manter os homens distantes, vez que suas folhas afiadas a tornavam uma barreira muito eficaz. As folhas são usadas em forma de fibra na confecção de cordas, tapetes e cestas.

Referências:
Webmd
Dragalin, Ivan P., and Pavel K. Kintia. “Steroidal saponins of Yucca filamentosa: Yuccoside C and protoyuccoside C.” Phytochemistry 14.8 (1975): 1817-1820.

Comentários

3 Comentários

  1. gostaria de saber como devo proceder no preparo da flor de yucca e se voces tem receitas grato

  2. Eu tenho a yuca achei na rua,achei linda e plantei,mas nem sabia nome agora sei obrigadoooo

  3. Plácido Loiola Sarmento

    Quando eu vejo um Site sobre plantas medicinais eu faço um grande esforço para a maioria das pessoas valorizem. Porque a cura sobre o produto de árvore ou homeopático é muito importante, pois sou um testemunho disso. Eu sofri uma enfermidade no braço direito e fui curado para nunca mais adoecer desta mesma enfermidade e eu era Católico e hoje graças a Deus sou Adventista do sétimo Dia. E hoje tenho um Site na internet e um facebook com o endereço apreciado pelos jovens, ploiolasarmento@gmail.com/ e o outro endereço do Site é pl-cido.blogspot.com/ com o título O SAL DA TERRA. E já está espargido por toda a parte do nosso Planeta Terrestre. A cura por meio da flora e vegetação tem o poder de Jesus Cristo, pois Ele não quer que nós adoecemos. Nós só adoecemos é por causa da nossa desobediência das leis dadas por Ele lê o meu Site e faça uma justificativa. com a Bíblia.

Comentar