Categories: Plantas Medicinais

Uva-ursi: saiba para que serve o chá

A uva-ursi (Arctostaphylos uva-ursi) é uma planta medicinal também conhecida como uva-de-urso, uva-ursina, ursina, oxicoco-montês, buxilo, medronheiro, manzanita (espanhol), bearberry (inglês) e kinnikinnik. Inclui os sinônimos botânicos Arctostaphylos rubra e Arctostaphylos alpina. Em latim, ursi significa “urso”, razão pela qual é chamada de uva de urso. O nome em espanhol, “manzanita“, significa “pequena maçã”, referência à semelhança dos frutos com a maçã.

Benefícios da uva-ursi

A uva-ursi age melhor no organismo quando a pessoa evita dietas com alimentos ácidos, como é o caso de sucos de frutas cítricas com muita vitamina C. No trato urinário, a arbutina é convertida em hidroquinona, compostos químicos que apresentam função antibacteriana e ajudam a alcalinizar a urina. Um dos principais usos da uva-ursi é como um diurético natural, sendo indicada para o tratamento de cistite, urolitíases e diversas outras infecções urinárias. Ajuda a prevenir infecção pós-parto. É útil no tratamento de diarreia crônica.

A uva-ursi é indicada para casos de artrite, reumatismo, dores nas costas, dores de cabeça, dores de garganta e afecções na pele como queimaduras, cortes e aftas, além de outras inúmeras infecções. Usada em forma de banho de sitz depois do parto para prevenir infecções e reduzir inchaços. Cataplasma para feridas. Lavagem para urticárias e erupções cutâneas da pele. Ducha para infecções vaginais e ulcerações. Compressas para torcicolo e hemorroidas. As folhas foram usadas em misturas de fumo tradicionais e possuem leves efeitos narcóticos.

Chá de uva-ursi

Chá de uva-ursi

Os frutos podem ser cozinhados com outras comidas. Cru, os frutos são insípidos, mas ajudam a saciar a sede e estimular fluxo de saliva, o que a torna um excelente alimento em condições extremas de sobrevivência. Pode ser fazer uma sidra com os frutos. O chá é uma ótima maneira de usufruir das propriedades medicinais da ursina.

Ingredientes

  • 10 gramas de folhas de seca de uva ursi.
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture todos os ingredientes coloque em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Deixe ferver e desligue.
  • Espere 10 minutos.
  • Coe e o chá estará pronto para consumo.

O chá deve ser consumido no máximo 3 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais da uva-ursi

O uso é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, crianças pequenas e pessoas que possuam alta sensibilidade estomacal ou úlceras duodenais ou estomacais. Não deve ser consumida longos períodos e o indicado é que tempo contínuo não ultrapasse 15 dias. O uso em excesso pode causar problemas como colapsos, constipação, náuseas, vômitos e convulsão. A uva-ursina pode deixar a urina com uma cor esverdeada, o que não é prejudicial.

História e curiosidades

A uva-ursi cresce habitualmente em locais próximos a latitude norte. No Sul cresce somente em locais com altitude elevada. Na Europa é encontrada na Islândia, Noruega, porção sul da Espanha, região central da Itália e norte da Grécia. Na Ásia é encontrada em locais frios e de altitude elevada, como o sul da Turquia, Sibéria e Himalaia. Também é possível encontrar a uva-ursina na América do Norte, no Alasca, Groenlândia e diversos lugares de altitude elevada. Na América do Sul está presente na Cordilheira dos Andes. Na Escandinávia, as folhas são usadas para bronzear couro.

A uva-ursi é um arbusto de pequenas proporções que alcança no máximo 30 centímetros de altura. Quando adulta, suas folhas são perenes, grossas ao toque, duras e possuem uma linda coloração verde brilhante na sua parte superior, a parte inferior é mais clara. As flores da uva-ursi podem ser encontradas podem ser brancas ou rosas. Seus galhos são eretos e longos. Os frutos possuem aspecto suave ao toque e podem ter no máximo 1,5 centímetro. Cada fruto abriga cerce de 5 sementes no formato de drupa. A Arctostaphylos uva-ursi faz parte da família Ericaceae.

Referências:
Health Benefits of Bearberry (Uva-ursi) and Side Effects. Herbal Resource.
Uva Ursi Benefits. Arctostaphylos uva ursi is a plant species of the genus Arctostaphylos (manzanita). HerbsWisdow.
Drugs.com. Scientific names: Arctostaphylos uva ursi (Also referred to as Arbutus uva ursi). The related plants A. adenotricha and A. coactylis also have been termed uva ursi by some authors.
Medicina Natural

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago