Aveia: saiba para que serve o cereal

Aveia - Avena sativa

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades medicinais da aveia (Avena sativa), cereal muito nutritivo capaz de melhorar várias condições de saúde.

ATUALIZADO EM Atualizado em 16/10/2022

A aveia (Avena sativa) é uma planta medicinal conhecida como aveia-comum, avena e oats (inglês). A sua variedade selvagem é conhecida como Avena fatua. A aveia faz parte da família Poaceae.

Benefícios da aveia

A aveia é um alimento altamente nutritivo e benéfico para a saúde do coração, vez mantêm sob controle os níveis de gordura no sangue. Devido ao fato de ser absorvida lentamente pela corrente sanguínea e possuir baixo teor de glicose, favorece o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Também pode ser útil em casos de diabetes, eczemas, perturbações hepáticas e redução da atividade tiroidiana. A aveia é uma coadjuvante para fumantes ou usuários de drogas. Na Índia, é usada para ajudar pessoas a abandonarem o vício de cigarro, morfina e opio.

A aveia é conhecida por melhorar a resistência nervosa, combater a depressão e aumentar a capacidade de concentração. O uso de sementes secas e da erva fresca age como antidepressivo, podendo ambas serem úteis quando a falta de ânimo está associada a ansiedade e esgotamento nervoso, sobretudo na menopausa. Da mesma forma, atua como um tonificante para fragilidades nervosas, sendo capaz de melhorar o sono agitado decorrente do cansaço. A aveia ainda alivia dores reumáticas, auxilia na recuperação de doenças graves e processos pós-operatórios.

Em razão de suas propriedades anti-inflamatórias, auxilia na desinflamação de mucosas, prevenção de cáries, além de aliviar dores de garganta e tórax. Contribui para o desenvolvimento de ossos, pele, unhas e cabelos saudáveis, reduzindo a queda. Nas mulheres, aumenta a lactação e auxilia em casos de cólicas, exaustão pós-parto e tensão pré-menstrual. O preparo do banho medicinal com o mingau de aveia serve para amolecer e melhorar condições de pele, incluindo eczema e neuralgia.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Efeitos da aveia para a vida sexual de homens e mulheres

A aveia é usada como calmante para o cérebro e o sistema nervoso. Simultaneamente, aumenta a libido sexual em homens e mulheres. A Avena sativa se tornou uma alternativa da medicina natural ao atuar como potencializador da ereção sem possuir os efeitos secundários perigosos de outras medicações farmacêuticas. Dessa forma, é usada para estimular homens e mulheres de forma rápida e eficaz e recebeu o apelido de “viagra natural”. Outrossim, tais efeitos estimulantes são bem conhecidos inclusive no mundo animal, especialmente observando sua ação em equinos, que uma vez alimentados com palha de aveia demonstram comportamento mais enérgico e selvagem.

Estudos concluíram que a aplicação dez gotas sob a língua duas vezes ao dia melhoram muito a função erétil. Outros estudos também sugeriram resultados surpreendentes em ambos os sexos. Nas mulheres, o efeito funciona aumentando o desejo sexual ao invés do desempenho atlético. Os compostos calmantes e sedativos da aveia aumentam de forma natural do desejo sexual nas mulheres, causando sensações táteis mais aprazíveis. Nos homens, é muito eficaz no tratamento da ejaculação precoce e impotência, vez que causa aumento do fluxo sanguíneo. Por conseguinte, o extrato está presente em diversas fórmulas de estimulantes, incluindo os tônicos sexuais Biogra, Cobra e Herbal V.

Uso na culinária

Na culinária, o grão da semente da aveia amadurecido rico em proteínas aumenta a força e o vigor. O consumo do farelo do trigo da aveia (fibra) reduz os níveis de colesterol. Frequentemente é misturada em sua forma natural ao leite ou sucos de frutas, acrescentada no preparo de bolos, mingaus e flocos de cereais industrializados. Por outro lado, os grãos são usados para preparar diversos tipos de uísques e, em alguns países, na fabricação de cerveja.

Composição da aveia

As sementes da Avena sativa contém alcaloides (avenina, trigonelina, cálcio, carboidratos, esteroides, ferro, fibras solúveis, flavonoides, goma, lisina, manganês, metionina, saponinas, vitamina B, vitamina E, zinco, dentre outras substâncias químicas.

Contraindicações e efeitos colaterais da aveia

O farelo pode aumentar o volume fecal, podendo causar irritação perineal e produzir gases, provocando distensão abdominal e flatulência. Nesses casos, o consumo adequado de fluidos é recomendado para garantir hidratação e dispersão das fibras no trato gastrointestinal. Eventualmente, a farinha pode ocasionar dermatite de contato em pessoas alérgicas.

História e curiosidades

O nome de gênero, Avena, é derivado do latim e significa “nutrir”. Sativa diz respeito a variedade cultivada, enquanto fatua faz menção ao vegetal selvagem. Nos solos onde é cultivada, auxilia na prevenção da erosão. Antigamente, as cascas (palhas) foram usadas para encher travesseiros e roupas de cama. Assim, acreditava-se que fazer isso causava um efeito sedativo e aliviava dores reumáticas. O extrato de aveia é comum na composição cremes e máscaras emolientes, shampoos e tônicos para a pele.

Referências:
Avena Sativa – Oats Benefits. Herbswisdom.
Benefits of avena sativa oats. Vitguide.
Rowland, David L., and Wendi Tai. “A review of plant-derived and herbal approaches to the treatment of sexual dysfunctions.” Journal of Sex &Marital Therapy 29.3 (2003): 185-205.
Kovacs, Joseph. “Compositions of oats and nettle extracts to be used as a food additive or pharmaceutical preparation in human health care.” U.S. Patent No. 4,886,665. 12 Dec. 1989.