Baptisia tinctoria: saiba para que serve

Baptisia tinctoria
Atualizado em 21/09/2022

O índigo-selvagem (Baptisia tinctoria) é uma planta medicinal também conhecida como baptisia, falso-índigo-amarelo, índigo-selvagem, horseflyweed e wild indigo (inglês). Nativa da América do Norte, a Baptisia tinctoria cresce principalmente na porção leste dos Estados Unidos, sobretudo no oeste de Minnesota e no sul da Flórida. Em alguns lugares é considerada uma planta rara. O estado do Kentucky, nos Estados Unidos, protege a espécie por meio de leis estaduais.

Benefícios da Baptisia tinctoria

O A Baptisia tinctoria sempre foi muito utilizado por nativos norte-americanos para a limpeza de feridas na pele devido a sua ação antisséptica. Pesquisas mais recentes confirmaram que o índigo estimula o bom funcionamento do sistema imunológico, sendo eficaz contra infecções causadas por bactérias. O alto conteúdo de polissacarídeos em sua composição ajuda a estimular a fagocitose, processo que fortalece o sistema imunológico. É aplicado no tratamento de infecções crônicas, que afetam especialmente os sistemas glandulares e linfáticos.

Na medicina alternativa, a lavagem e aplicada a febres, feridas gangrenosas, infecção de estafilococo, feridas e eczema. Usada como líquido para limpeza bucal de feridas, gengivite e piorreia. Gargarejo para dor de garganta. Ducha para leucorreia, vaginite e ulcerações cervicais. Cataplasma para cânceres e tumores.

Como preparar o chá de Baptisia tinctoria

Para usufruir de todas as propriedades do chá de Baptisia tinctoria pode se preparar um chá das raízes.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de raiz de índigo selvagem seco.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e ferva.
  • Quando atingir o ponto de ebulição desligue o fogo.
  • Adicione as raízes de índigo-selvagem.
  • Aguarde 10 minutos.
  • Coe e estará pronto pra consumo.
  • É recomendado consumir o chá 3 vezes durante o dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da Baptisia tinctoria

O uso é contraindicado por gestantes e lactantes. Doses grandes são eméticas e podem ser purgantes. Não deve ser utilizada em condições inflamatórias agudas. Doses altas podem causar anorexia, náuseas, taquicardia, paralisia respiratória, hipersalivação e respiração acelerada.

História e curiosidades

O nome de gênero, Baptisia, é derivado do grego bapptein, que significa “tingir. Tinctoria recorre ao uso da planta como tintura que proporciona a cor “índigo”. As folhas contêm indican, um glucosídeo incolor que oxida na água para formar uma cor azul. O índigo-selvagem já foi usado para tingir os uniformes de soldados britânicos e americanos.

A  Baptisia tinctoria cresce habitualmente em prados secos, desenvolvendo ramos múltiplos que podem atingir até 3 metros de altura. Suas folhas possuem uma tonalidade verde prateada, sendo que cada uma é dividida em três pequenos folhetos. Suas flores possuem a coloração amarela e crescem em espinhos. O gênero Baptisia faz parte da família das leguminosas (Leguminosae).

Referências:
Baptisia tinctoria. National Center of Homeopathy.
“Baptisia tinctoria”. Natural Resources Conservation Service PLANTS Database. USDA.
Herb: Wild Indigo. Latin name: Baptisia tinctoria. Herbs.
Avalie
[5]

Baptisia tinctoria: saiba para que serve

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações epropriedades da Baptisia tinctoria, planta medicinal também chamada de índigo-selvagem e wild indigo.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!