Chá de aipo (salsão): benefícios, efeitos e receita


O aipo (Apium graveolens) é uma dos alimentos mais versáteis na mesa dos brasileiros devido ao fato da verdura possuir todas as partes consumíveis, incluindo folhas, talos, sementes e até mesmo raízes. Além de ser um vegetal comestível presente na culinária brasileira, o aipo possui uma série de propriedades medicinais que podem ser aproveitadas em forma de chá de aipo medicinal.

Benefícios do aipo

Até o século XVII, o aipo selvagem, de gosto amargo, era uma especiaria muito popular, sobretudo na culinária dos antigos romanos. A variedade consumida atualmente foi desenvolvida por jardineiros italianos da planície do Pó, localizado no Norte da Itália. O nome popular em latim Apium graveolens significa “cheiro-forte”, em referência ao forte aroma da hortaliça. O aipo possui propriedades aperitivas, carminativas, diuréticas (quando consumido fresco) e tônicas. A erva já foi utilizada em diversos tratamentos alternativos, incluindo inibição de apetite, perda de peso e até mesmo reumatismo.

Conservação

O aipo é uma hortaliça que se deteriora com facilidade. Mantenha-o em geladeira em sacos de plástico, por até 2 semanas. Somente armazene depois de eliminar as folhas e talos murchos ou escuros. Tenha cuidado em acondicioná-lo em saquinhos separados porque o aipo absorve cheiro de outros produtos. Para mantê-lo fresco pode-se borrifá-lo com água fria.

Como preparar o chá de aipo

O jeito mais popular de se consumir e usufruir das propriedades medicinais do aipo é em sua forma natural, vez que ele pode ser usado na preparação de diversos pratos, incluindo caldos, guisados, saladas e sopas. Além disso, é bastante usado como componente de sucos verdes. Consumido durante as refeições, auxilia na digestão de proteína. O aipo é composto de ácidos, açúcares, flavonoides, vitaminas (A, B1, B2 e C), sódio, cálcio, pentasonas, óleos essenciais, carboidratos, ferro, cumarinas, fósforo, manitol e niacina.

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Chá de folhas frescas

Existem diferentes formas de preparo do chá de aipo. A primeira forma de preparar o chá é ferver, por dez minutos, cerca de um litro de água juntamente com 30 gramas de folhas frescas. Em seguida adoce a bebida com mel e tome sempre em jejum. Outra forma de preparar o chá de aipo é usando as raízes.

Chá das raízes

A quantidade de água no preparo (1 litro) será a mesma, contudo, neste caso se deve usar cerca 40g de raízes. Após 10 minutos de fervura o líquido deve ser filtrado e armazenado. A ingestão recomendada é de cerca de três xícaras por dia.

Contraindicações, efeitos colaterais e precauções

Em quantidades moderadas, o consumo da hortaliça na dieta é considerado seguro. Apesar disso, o aipo contém óleos voláteis irritantes, sendo contraindicado em condições renais agudas. Os óleos voláteis têm um efeito empírico e um possível efeito abortivo e, desta forma, devem ser evitados durante a gravidez. A evidência empírica também sugere aumento da fotossensibilidade devido às furanocumarinas. O vegetal possui alto teor de sódio. Pacientes com hipertensão ou retenção de líquidos devem fazer o uso apenas sob recomendação e supervisão médica.

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Referências:
Stuart, M. “The encyclopedia of herbs and herbalism.” (1979): 204.
The Naturopathic Herbalist. Botanical Medicine For The Medical Student.
Pharmacopea das pharmacopeas nacionaes e estrangeiras, excepto a geral destes reinos, citadas nos regimentos dos pharaceuticos portuguezes de 1831 e de 1833: ou, Collecção de todas as formulas e processos dos medicamentos preparados conforme as pharmacopeas Bateana [et al.], Volume 1



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