Chá de Maracujá – Passiflora edulis

Chá de Maracujá - Passiflora edulis -Medicina Natural
Atualizado em 24/04/2023

Maracujá é o nome científico utilizado para denominar várias espécies do gênero Passiflora. O chá de maracujá ou chá de passiflora é muito consumido na medicina popular para aliviar ansiedade, dores de cabeça de origem nervosa e insônia leve. O chá de folhas de passiflora possui efeito adstringente e agem como sedativo para auxiliar em condições de ansiedade, depressão, problemas respiratórios e tensão nervosa. As harmalas, substâncias presentes no chá de maracujá, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

Outros nomes populares da passiflora (maracujá)

Maracujá-ácido, maracujá-azedo, maracujá-alado, maracujá-de-refresco, Maracujá-doce, maracujá-grande, maracujá-guaçu, maracujá-peroba, passiflora-verdadeira.

Usos tradicionais do chá de passiflora

  • Agitação e histeria;
  • Ansiedade;
  • Ataques de pânico;
  • Bactericida;
  • Concentração e foco;
  • Depressão;
  • Estresse pós-traumático;
  • Hipertensão;
  • Insônia;
  • Redução do colesterol ruim (LDL);
  • Tensão.

Ação calmante do chá de passiflora

Devido aos seus alcaloides e flavonoides possui ação antiespasmódica, sedativa e tranquilizante pois age como depressor inespecífico do sistema nervoso central. A Passiflora faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Composição química da passiflora

Alcaloides: harmana, harmalina, harmol, rarmalol.

Flavonoides: aspergina, vitexina, saponarretina, apigenina, orientina.

Fração de esteroides: sitosterol, estigmasterol. Glicosídeos cianogênicos: passiflorina, ginocardina. Saponina, gomas, taninos, pigmentos, pectinas, serotonina, resinas, ácido licânico e ácido parinário.

Partes utilizadas

Folhas.

Chá de Maracujá - Passiflora edulis -Medicina Natural

Chá de Maracujá – Passiflora edulis -Medicina Natural

Modo de preparo do chá de passiflora

Preparar a infusão (as folhas de maracujá não devem ser fervidas junto a água). Para 150 ml de água: adicionar 150 ml de água fervente sobre 1 a 2 g das folhas de maracujá. Aguardar cerca de 5 a 10 minutos.

Sugestão de consumo

O chá deve ser ingerido até 24 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. A ingestão diária vai depender da finalidade do uso, podendo variar de 1 a 4 xícaras por dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais da passiflora

Contraindicado a gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos, devido à falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia a essa população. Não é aconselhável operar máquinas ou dirigir durante seu uso pois pode causar sonolência. O uso não é recomendado em associação com sedativos e depressores do sistema nervoso central, vez que pode potencializar efeitos sedativos dos pentobarbital e hexobarbital e drogas inibidoras da monoaminoxidase. As culmarinas presentes na passiflora apresentam ação anticoagulante, podendo interagir com a varfarina.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Passiflora (Maracujá) Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Maracujá Medicina Natural.

Chá de Maracujá - Passiflora edulis -Medicina Natural

Chá de Maracujá – Passiflora edulis -Medicina Natural

Referências:
Formulário de Fitoterápicos Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 2ª EDIÇÃO Farmacopeia Brasileira.
Maracujá. Medicina Natural.
MARACUJA. Passiflora alata Dryand; Passiflora edulis Sims. Florien.
Avalie
[5]

Chá de Maracujá – Passiflora edulis

O chá de maracujá (Passiflora edulis) é rico em ativos com ação sedativa e tranquilizante, sendo útil em casos de ansiedade, depressão, estresse e insônia.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!