HMB: saiba para que serve o aminoácido

HMB: ácido beta metilbutírico

Conheça os benefícios do HMB, um metabólito da leucina, usado como suplemento alimentar por atletas que buscam aumentar massa muscular ou manter a massa magra.

ATUALIZADO EM Atualizado em 11/04/2023

O HMB, também conhecido como ácido beta-hidroxi-beta-metil butirato, ácido butanoico ou ácido beta metil butírico, é um metabólito do aminoácido leucina, conhecido por sua utilização como suplemento alimentar por atletas que buscam construir músculos ou manter a massa magra. Também tem sido usado para tratar a deterioração muscular em casos de AIDS, além de ajudar pessoas que buscam perder peso ou controlar o colesterol.

O HMB aumenta a força física em atletas

Musculação: O HMB proporciona força

Musculação: O HMB proporciona força

Os músculos humanos possuem uma concentração alta de leucina e, durante o exercício extenuante, principalmente de musculação, este aminoácido é frequentemente quebrado e utilizado. O HMB é encontrado em alimentos como a alfafa, bagres (peixe) e frutas cítricas, sendo o primeiro aditivo encontrado para ser utilizado na agricultura para ajudar galinhas, porcos e outros animais de fazenda a ganhar músculos e perder gordura.

Em um estudo duplo cego de quatro semanas em 1995, homens que faziam exercícios físicos e homens que não faziam foram divididos em dois grupos. Um grupo tomou cápsulas diárias contendo 3 g de HMB e o outro, placebos. Todos participaram de um regime de treinamento de peso idêntico três vezes por semana. Após o teste, o grupo que suplementou com o HMB demonstrou um aumento médio de 3,1% na massa muscular magra, em comparação com 1,9% para quem tomou os placebos. O grupo que consumiu HMB perdeu uma média de 7,3% de gordura corporal inicial, contra 2,2% para o grupo placebo. Os homens que tomaram HMB foram capazes de carregar em média 22 quilos a mais no supino do que no começo do estudo.

Os resultados indicaram que tomar o suplemento até 3 dias por semana aumenta a massa muscular magra e a força em atletas. A teoria sugere que o HMB possivelmente suprime a degradação de proteínas que ocorre após um exercício rigoroso e de longo prazo de duração. Sua popularidade foi particularmente evidente devido ao aumento comprovado da massa magra, mas também foi relatado como útil para qualquer atleta em treinamento de resistência.

Disponibilidade

O HMB está disponível em formato de cápsulas, pó ou tablets. Produtos combinados, como HMB com monohidrato de creatina, podem ser encontrados em barras de proteína, cápsulas e shakes substitutos de refeição. Essas combinações têm como objetivo aumentar o efeito de cada suplemento e podem ser úteis para pessoas que planejam fazer um treinamento intenso. Estudos realizados durante a década de 1990 e os anos 2000 sobre a relação de HMB com exercícios realizados produziram resultados variados nos participantes. Em alguns casos, a melhoria foi relatada. Já em outros, o resultado indicou pouca ou nenhum benefício.

Dosagem recomendada de HMB

Segundo estudos, o HMB pode ajudar a aumentar a força e a massa corporal em algumas semanas. A dose diária recomendada de HMB é de 3g, mas pode variar de acordo com a finalidade do uso e o peso corporal da pessoa. É importante seguir as instruções da embalagem ou consultar um profissional de saúde para determinar a dose adequada.

Antes de tomar qualquer suplemento dietético, é importante consultar um médico, especialmente se a pessoa tiver condições de saúde preexistentes, como pressão alta, valvopatias cardíacas ou doenças renais. Gestantes e nutrizes devem evitar o uso de HMB, pois a segurança do suplemento não foi estabelecida para esses grupos.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os sintomas de reações adversas ao HMB podem incluir problemas respiratórios, dor torácica, urticária, aperto no peito ou na garganta, erupção cutânea e pele inchada. Caso ocorram esses sintomas, é importante interromper imediatamente o uso do suplemento e procurar um médico. Até fevereiro de 2008, não havia relatos de interações medicamentosas com o HMB.

Referências:
Iowa State University Extension. ‘‘Eat to Compete,’’ January 12, 2006.
Mississippi Baptist Health Systems EBSCO Content. ‘‘Hydroxymethyl Butyrate (HMB).
Sports Nutrition Society. Sports Nutrition Review Journal, 2004. Kreider SNRJ 1 1 1 44 2004.pdf