Inhame-selvagem: saiba para que serve

Dioscorea villosa - INHAME-SELVAGEM; WILD YAM
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 21/08/2024

O inhame-selvagem (Dioscorea villosa) é uma planta medicinal também conhecida como inhame-mexicano, inhame-do-ar, raiz-chinesa, raiz-de-cólica, raiz-de-reumatismo, yam, yam-mexicano, yuma, wild yam (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Dioscoreaceae.

Benefícios e propriedades do inhame-selvagem

As propriedades medicinais do inhame-selvagem se concentram em suas raízes e rizomas. Devido às suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, acredita-se que os maias e astecas já o utilizavam para amenizar dores, incluindo artrite, cólicas e dores menstruais. O inhame-selvagem é muito indicado para o tratamento de diversos distúrbios digestivos, como inflamação de vesícula biliar, diverticulite e a síndrome do intestino irritável. Os efeitos diuréticos e anti-inflamatórios a tornam útil para casos de infecções no trato urinário.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

O inhame é capaz de reduzir a quantidade de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial. Outras indicações do inhame-selvagem são para o tratamento de doenças que prejudiquem o funcionamento dos pulmões, estômagos e baço. Um dos principais usos do inhame-selvagem é para o tratamento de distúrbios hormonais femininos, além de auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa. A diosgenina presente no yam é um precursor da progesterona e já foi usado para fazer pílulas para controle de natalidade.

Aplicações

O inhame-selvagem pode ser consumido em cápsulas ou cremes. A dosagem em cápsulas indicada é de 250 mg, no máximo 3 vezes durante o dia. O creme de yam pode ser aplicado sobre a pele para evitar inflamações e dores. Recentemente, o inhame foi adicionado em várias pomadas para mulheres em uma tentativa de promover a produção hormonal. Em ambos os casos, o inhame-selvagem deve ser previamente processado e tratado quimicamente em um laboratório. Para consumir como forma de alimento, A espécie Dioscorea betada oferece melhores condições para cozinhar.

Composição

Dentre os constituintes químicos mais importantes que constam no inhame-selvagem se destacam os taninos; mucilagens; amido; saponinas, como a dioscina e diogenina; alcaloides como a dioscorina. Além disso, nota-se também a presença de carboidratos; sais minerais, como cálcio, fósforo, sódio, potássio e cálcio; vitaminas como ácido ascórbico, niacina, ácido ascórbico, niacina, tiamina e riboflavina. Além de conter o hormônio estrona.

Contraindicações e efeitos colaterais do inhame-selvagem

O yam pode causar intoxicação nas pessoas mais sensíveis levando a irritações gastrointestinais, devido à dioscorina. Pacientes que fazem tratamento com o uso de hormônios esteroidais também devem consumir o inhame-selvagem com cautela. O uso é contraindicado para pessoas que possuem histórico de tumor estrógeno. O uso é vetado durante a gravidez.

História e curiosidades

Chipahuacxituitl é um nome de origem asteca pelo qual o yam-mexicano é conhecido e significa “planta graciosa”. O inhame-selvagem é nativo da região sudoeste do Canada e Estados Unidos, contudo, hoje em dia é facilmente encontrada em diversos lugares, de região temperada ao redor do mundo.

Trata-se de uma planta trepadeira perene. Cresce a partir de rizomas tuberosos e cilíndricos que se apresentam de maneira retorcida e possuem coloração marrom clara. O caule é bastante fino e lanoso. Possui uma tonalidade avermelhada e pode atingir até 12 metros de comprimento. As folhas possuem o formato ovado, são alternadas e podem alcançar no máximo 14 centímetros de comprimento. As flores do inhame-selvagem são pequenas e possuem coloração amarelo esverdeada, crescendo em ramos espigados e pendentes.

Referências:
Wild Yam Root – Benefits and Side Effects. Herbal Resource.
Wild Yam Benefits. Herbs Wisdow.
GENERIC NAME: WILD YAM (Dioscorea villosa) – ORAL. Medicine.Net.
Komesaroff, P. A., et al. “Effects of wild yam extract on menopausal symptoms, lipids and sex hormones in healthy menopausal women.” Climacteric 4.2 (2001): 144-150.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Inhame-selvagem: saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e propriedades medicinais do inhame-selvagem (Dioscorea villosa), planta também chamada de raiz-de-reumatismo e yam.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.