Menopausa: melhores tratamentos naturais

Produtos naturais para menopausa

Conheça os melhores remédios naturais, suplementos alimentares e vitaminas indicadas para aliviar os sintomas da menopausa e melhorar a saúde da mulher.

Atualizado em 24/06/2024

A menopausa é um acontecimento natural na vida de todas as mulheres, conhecida basicamente por ser a fase na qual a mulher perde a capacidade de reprodução, cujo início pode variar em cada mulher.

Causas da menopausa

As mulheres nascem com um número determinado de óvulos armazenados nos ovários, que por sua vez, produzem estrogênio e progesterona, hormônio que regulam a menstruação e ovulação. Além de interromper a menstruação e afetar o sistema reprodutor, a menopausa ocasiona a interrupção da produção de hormônios naturais do organismo. Os sintomas da fase de transição menopausal podem causar algumas sensações desagradáveis como depressão, dor de cabeça, dores no corpo, ondas de calor, além de cansaço.

Quando ocorre a menopausa?

A menopausa ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, contudo, em alguns casos pode acontecer antes. O seu início é considerado após a data em que ocorreu a última menstruação e confirmada após um ano sem sangramento. É um processo natural que ocorre na mulher após os 40 anos de idade, contudo, algumas mulheres podem apresentar a condição de menopausa precoce, que pode ser ocasionada por conta de processos químicos, como é o caso da quimioterapia, ou como resultado de alguma cirurgia, tal como a histerectomia. Essa transição é chamada de climatério.

A menopausa significa que a fase reprodutiva da mulher chegou ao fim, ou seja, o processo de liberação dos óvulos que acontecia todo o mês desde a puberdade é interrompido. Os ovários não têm mais a capacidade de produzir os hormônios femininos, estrógeno e progesterona. A queda desses hormônios pode trazer várias consequências para a saúde da mulher, sendo que nesse período que pode surgir ou agravar algumas doenças como: hipertensão, aumento do colesterol ruim, diminuição da pressão arterial e até mesmo a perda de massa óssea devido à falta do estrógeno.

Sintomas

Durante a perimenopausa (período de alguns anos que antecede a menopausa), os ovários gradualmente produzem menos estrogênio. Durante os últimos dois anos de perimenopausa, no geral, a diminuição nos níveis de estrogênio se acentua. Nesta fase, muitas mulheres já sentem os sintomas da menopausa, tais como depressão, dor de cabeça, dores no corpo e ondas de calor (calores da menopausa). Durante a menopausa, os ovários deixam de liberar óvulos e produzir grande parte do estrogênio, acentuando os sintomas. Já na pós-menopausa, os sintomas tendem a diminuir a até mesmo desaparecer.

Ondas de calor

A principal reclamação entre as mulheres da terceira idade é unanime, são as temidas ondas de calor, chamadas também de “fogacho”. Suor em excesso e temperatura corporal elevada principalmente durante a madrugada podem comprometer a qualidade do sono, causando assim, indisposição no dia seguinte. Dores de cabeça intensas, dores no corpo, perda de memória, alterações de humor, infecções urinárias constantes, secura vaginal e falta de libido também são frequentes queixas.

Tratamento natural para menopausa

Recomenda-se consultar primeiro o médico antes de decidir qual a medicação ou tratamento deve ser adotado. Felizmente, existem algumas maneiras naturais de obter alívio dos sintomas que não são apenas seguros, mas também benéficos para a saúde geral. Para quase todas as mulheres, o alívio dos sintomas pode ser conseguido através do uso de compostos botânicos, calmantes naturais e suplementos, extraídos sobretudo de ervas que contém fitoestrógenos, substâncias que podem proporcionar um equilíbrio hormonal.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Cremes de progesterona

Progesterona

Progesterona

Cremes naturais de progesterona podem atenuar dor de cabeça e dores no corpo. Os cremes de progesterona neutralizam o efeito do estrogênio, além de poder também estimular a construção óssea e proteger as mulheres contra a osteoporose.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Extrato de cohosh-preto

Cohosh-preto (black cohosh) - Cimicifuga racemosa

Cohosh-preto (black cohosh) – Cimicifuga racemosa

O extrato de cohosh-preto (Cimicifuga racemosa) funciona efetivamente como um regulador das funções do corpo e para aliviar os calores da menopausa. Este sintoma é um dos mais desagradáveis e acaba sendo o responsável por outros sintomas secundários, que incluem dores de cabeça e outras dores no corpo. O extrato da Cimicifuga racemosa administra ocorrências destas ondas de calor através do uso de componentes estrogênicos da planta. Contudo, o uso prolongado do cohosh-preto pode trazer riscos à saúde da mulher após a menopausa e, portanto, o extrato não deve ser utilizado sem aconselhamento médico profissional e tal inobservância pode trazer efeitos colaterais.

Ginseng

Ginseng-coreano - Panax ginseng

Ginseng-coreano – Panax ginseng

Tanto a raiz quanto o chá de ginseng devolvem a energia e a disposição, além de acabar com a secura vaginal. O ginseng também pode produzir um efeito semelhante ao estrógeno no corpo da mulher, ajudando também a reduzir os problemas de sono e variações de humor experimentados por mulheres durante a menopausa.

Isoflavona

Isoflavona

Isoflavona

A isoflavona é um composto da soja e seu uso é indicado para mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor, oscilações de humor, cansaço, depressão e insônia e desejam um tratamento eficaz e natural sem causar riscos à saúde. A isoflavona possui estrutura química similar ao estrogênio ovariana e age no organismo da mesma maneira que o hormônio feminino agiria, equilibrando as taxas hormonais e reduzindo a intensidade e frequência das ondas de calor. Os fitoestrógenos são substâncias naturais produzidas por algumas plantas e apresentam uma estrutura química similar ao hormônio feminino estrógeno. A isoflavona, encontrada na soja, reduz os níveis de LH (hormônio luteinizante), responsável pelos sintomas de ondas de calor, distúrbios do sono e alterações de humor. Estudos mostram que mulheres asiáticas sofrem menos com esses sintomas, vez que possuem uma alimentação mais rica em soja.

Vitaminas

Vitamina C

Vitamina C

A vitamina C, bem como os bioflavonoides, estão muito presentes em diversos legumes e frutas. Ambos os ingredientes podem reduzir ativamente as desagradáveis ocorrências de ondas de calor. Os bioflavonoides são geralmente encontrados em frutas que são ricas em vitamina C e podem interferir na queda acentuada da produção de hormônios no corpo da mulher para que a mesma não cesse repentinamente. As vitaminas A, C e E estão entre as vitaminas naturais que podem melhorar a condição da mulher.

Referências:
van de Weijer, Peter HM, and Ronald Barentsen. “Isoflavones from red clover (Promensil®) significantly reduce menopausal hot flush symptoms compared with placebo.” Maturitas 42.3 (2002): 187-193.
Kushi, Lawrence H., et al. “Intake of vitamins A, C, and E and postmenopausal breast cancer: the Iowa Women’s Health Study.” American journal of epidemiology 144.2 (1996): 165-174.
Lieberman, Shari. “A review of the effectiveness of Cimicifuga racemosa (black cohosh) for the symptoms of menopause.” Journal of Women’s Health 7.5 (1998): 525-529.
Clarkson, Thomas B., et al. “The role of soy isoflavones in menopausal health: report of The North American Menopause Society/Wulf H. Utian Translational Science Symposium in Chicago, IL (October 2010).” Menopause 18.7 (2011): 732-753.
Get into ginseng: how to get to sleep during menopause. Healthspan.