Picão-preto: saiba para que serve o chá

Picão-preto - Bidens pilosa
Atualizado em 22/09/2022

O picão-preto (Bidens pilosa) é uma planta medicinal também conhecida como amor-seco, carrapicho, carrapicho-de-agulha, carrapicho-picão, clavelito-de-monte, erva-picão, gema-de-ovo, nozote, picacho-negro, picão, picão-negro, pico, pirca, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Bidens adhaerescens, B. alausensis, B. chilensis, B. hirsuta, B. leucantha, B. montaubani, B. reflexa, B. scandicina, B. sundaica, Coreopsis leucanta e Kerneria pilosa. Na África Subsaariana, os brotos e folhas jovens do picão-preto frescas ou secas são fonte de alimento para os nativos, principalmente em tempos de escassez de alimentos.

Benefícios do picão-preto

O picão-preto é utilizada como erva e como ingrediente em chás ou medicamentos fitoterápicos. Seus brotos e folhas, secos ou frescos, são utilizados em chás e outras preparações. Na década de 1970, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) promoveu o cultivo de picão-preto na África porque a planta além de ser fácil de cultivar, é comestível, palatável e segura.

O picão-preto é nativo da Floresta Amazônica e sempre foi muito utilizada por várias tribos indígenas locais. Todas as partes da erva possuem propriedades medicinais e os principais usos do picão-preto na medicina popular incluem o tratamento do diabetes; equilíbrio, fortalecimento e desintoxicação do fígado; artrite, reumatismo e outras condições inflamatórias; úlceras gástricas e distúrbios digestivos, além do uso em infecções internas e externas causadas por vírus, bactérias, leveduras e fungos. Externamente, pode ser utilizado em assaduras, feridas, hemorroidas, infecções fúngicas, picadas de inseto e úlceras..

Vários dos componentes químicos presentes na Bidens pilosa são tóxicos para bactérias e fungos. O picão-preto beneficia o sistema imunológico e possui efeitos anti-inflamatórios, que podem ajudar a fortalecer e proteger o fígado de diversas toxinas capazes de causarem lesão hepática. O extrato também é capaz de inibir as atividades de síntese de prostaglandinas e ciclooxigenase (COX), processos químicos que ocorrem no organismo que estão ligados há doenças.

Chá de picão-preto

Chá de picão-preto - Bidens pilosa

Chá de picão-preto – Bidens pilosa

Na Amazônia peruana, o chá de picão-preto é consumido para reduzir a inflamação, aumentar a micção, além de fortalecer e proteger o fígado. Geralmente, todo o picão-preto é colhido e preparado em forma de chá via decocção ou infusão para uso interno, ou esmagado e aplicado diretamente para uso externo. No Peru, as raízes são usadas para hepatite alcoólica e vermes intestinais. As folhas esmagadas ajudam a aliviar dores de cabeça e dores de dente. A infusão das flores é utilizada para tratar dores estomacais e intoxicação alimentar.

A infusão ou decocção da planta inteira pode ser útil em casos de amigdalite e faringite. No México, toda a planta ou as folhas são usadas para tratar diabetes, doenças do estômago, hemorroidas, hepatite e febre. Muitos dos flavonoides em picão-preto foram documentados com atividade antimalárica.

Atividade hipoglicemiante

Estudos com a folha de picão-preto demonstraram que a erva possui atividade hipoglicemiante, capaz de melhorar a sensibilidade à insulina, o que valida a sua longa história de uso na medicina alternativa para o tratamento do diabetes. As propriedades hipoglicemiantes foram atribuídas aos glicosídeos encontrados nas partes aéreas do picão-preto.

Redução da hipertensão arterial

O extrato de picão-preto foi documentado como capaz de prevenir a hipertensão arterial em ratos com uma dieta rica em frutose e para diminuir a pressão alta e triglicérides. Em ratos hipertensos, a erva conseguiu produzir efeitos sobre a frequência cardíaca e volume de urina, vez que é rica em flavonoides, terpenos, fenilpropanoides, lipídios e benzenoides.

Contraindicações e efeitos colaterais do picão-preto

O uso do picão-preto não deve ser misturado com outros remédios diluidores do sangue, vez que a erva contem cumarinas. Pessoas sensíveis ou alérgicas à cafeína devem evitar o uso da planta. Diabéticos e hipertensos devem utilizar a planta apenas sob supervisão médica.

Curiosidades

O picão-preto é uma pequena erva que atinge até 1 metro de altura. Possui folhas brilhantes serrilhadas, bordas espinhosas e flores pequenas amareladas e frutos pretos. É uma planta nativa da Floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul, África, Caribe e as Filipinas. A espécie Bidens pilosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. Existem cerca de 240 espécies do gênero Bidens, que por sua faz parte da família Asteraceae.

Referências:
BARTOLOME, Arlene P.; VILLASEÑOR, Irene M.; YANG, Wen-Chin. Bidens pilosa L.(Asteraceae): botanical properties, traditional uses, phytochemistry, and pharmacology. Evidence-based complementary and alternative medicine, v. 2013, 2013.
Pereira, R. L., et al. “Immunosuppressive and anti-inflammatory effects of methanolic extract and the polyacetylene isolated from Bidens pilosa L.” Immunopharmacology. 1999; 43(1): 31–7.
XUAN, Tran Dang; KHANH, Tran Dang. Chemistry and pharmacology of Bidens pilosa: an overview. Journal of pharmaceutical investigation, v. 46, n. 2, p. 91-132, 2016.
BAIRWA, Khemraj et al. An updated review on Bidens pilosa L. Der Pharma Chemica, v. 2, n. 3, p. 325-337, 2010.
Avalie
[5]

Picão-preto: saiba para que serve o chá

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chá de picão-preto (Bidens pilosa), planta também chamada de amor-seco.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!