Pilriteiro: saiba para que serve o chá

Pilriteiro - Crataegus monogyna
Atualizado em 12/04/2023

O pilriteiro (Crataegus monogyna) é uma planta medicinal também conhecida como espinha-branca, espinheiro-alvar, espinheiro-branco, pirliteiro, pilruto (fruto), hawthorn, whitetorn (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Crataegus laevigata. O fruto do pilriteiro é um pomo de coloração vermelha, com um caroço solitário, polpa comestível e de consistência farinhosa.

Benefícios e propriedades medicinais do pilriteiro

O pilriteiro age como adstringente, antiespasmódico, cardiotônico, diurético, hipotensivo, rejuvenescedor, sedativo, tônico e vasodilatador. Na medicina alternativa, é usado para o tratamento de distúrbios nos sistemas cardíaco e circulatório. Os frutos e as flores da árvore são hipotensivas e são indicadas para diminuir a pressão arterial alta. Muitos especialistas consideram o pilriteiro como um tônico para o coração, vez que ele aumenta o fluxo sanguíneo, equilibra os batimentos cardíacos e reduz a degeneração dos vasos sanguíneos.

O pilriteiro também é capaz de aliviar inflamações no músculo cardíaco, prevenir arteriosclerose e tratar problemas nervosos. É muito útil inclusive para em casos de angina, uma dor ou pressão no peito causada devido à insuficiência de fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. O uso do chá do pilriteiro para o tratamento de insuficiência cardíaca é comprovado cientificamente. Outros usos medicinais populares incluem alivio e diminuição dos sintomas da febre e propriedades capazes de combater o envelhecimento precoce das células.

Chá de pilriteiro

Chá de pilriteiro

Chá de pilriteiro

O chá de pilriteiro é bem simples de ser preparado e deve ser consumido cerca de três vezes por dia.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas.
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

  • Ferva a água em uma chaleira.
  • Quando atingir o ponto de ebulição desligue o fogo.
  • Coloque as folhas na água.
  • Deixe descansar por 20 minutos.
  • Coe e beba.

Composição do pilriteiro

O pilriteiro contém superóxido dismutase (SOD), enzima que o organismo usa para estabilizar a estrutura das células. A SOD também remove o superóxido, o radical livre mais comum, e, portanto, é útil para combater as afecções relacionadas à idade. O extrato das folhas com flores é uma fonte de fitoquímicos antioxidantes. A Crataegus monogyna é composto de ácido cratególico, ácidos fenólicos, amina, cálcio, cobre, ferro, flavina, fósforo, potássio, proantocianidina, purina, saponina, sódio, vitaminas (A, C, complexo B, E e F), vitexina, zinco, dentre outros nutrientes e substâncias químicas.

Contraindicações e efeitos colaterais do pilriteiro

O uso é contraindicado por mulheres grávidas, vez que a planta pode intensificar o movimento uterino e aumentar o risco de sangramentos uterinos. O uso também não é indicado para pessoas que possuem problemas estomacais, como azia, esofagia ou gastrite. Pacientes com pressão baixa e indivíduos que possuem cardiopatias só devem usar sob recomendação e supervisão médicas. Em pessoas sensíveis, a Crataegus monogyna pode causar dispneia, dores de cabeça, fogacho, problemas gástricos, taquicardia, tonturas e vertigens. Quando usado em excesso, pode causar braquicardia, depressão respiratória e necrose hepática. O uso do pilriteiro deve ser evitado em pessoas com queimação ou que possuam deficiência da bexiga ou estômago.

Curiosidades

O pilriteiro é um espinheiro nativo da Ásia Ocidental, noroeste da África e grande parte da Europa. Cresce em clareiras, orlas de bosques e matagais, se adaptando muito bem lugares de clima sombrio. Trata-se de um arbusto que atinge 4 metros de altura, mas que em alguns casos pode alcançar até 10 metros. É uma planta espinhosa, caducifólia e com copa levemente arredondada.

O tronco possui a casca na coloração castanha. As folhas têm pecíolos bastante compridos, são alternadas e simples. As flores são reunidas em corimbos e possuem a coloração rosada ou branca. Os frutos amadurecem entre os meses de setembro a outubro. A espécie Crataegus monogyna faz parte da família Rosaceae.

Referências:
Árvores com história: Crataegus monogyna. Futuro 100.000 Árvores.
Hawthorn Benefits and Uses for Heart Diseases and Other Aliments. Herbal Resources.
C. monogyna (hawthorn). Cookies on Invasive Species Compendium.
Whitetorn. Plantas for a Future.
Avalie
[5]

Pilriteiro: saiba para que serve o chá

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e usos do pilriteiro (Crataegus monogyna), planta medicinal conhecida por suas propriedades para a saúde do coração.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!