Chá de Urtiga – Urtica dioica

Chá de Urtiga - Urtica Dioica - Medicina Natural

O chá de urtiga (Urtica dioica) é um chá depurativo e diurético consumido em casos de cistite, gota, hiperplasia prostática benigna (HPB), pedras nos rins

ATUALIZADO EM Atualizado em 29/06/2023

O chá de urtiga (Urtica dioica) possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes devido a ter uma composição química rica em compostos fenólicos, onde se destacam os ácidos fenólicos e os flavonoides. Em algumas pessoas, pode auxiliar em casos de artrite, gota, paralisia ciática e reumatismo. O chá também apresenta ação diurética, aumentando a eliminação de ureia e cloretos, auxiliando em condições de cistite e pedras nos rins, além de ação depurativa, que ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico no organismo, fator que auxilias na prevenção de doenças cardiovasculares e gota.

O chá de urtiga é um excelente aliado para o tratamento de próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o inchaço da próstata devido ao desequilíbrio de testosterona. Essa condição costuma interferir nas funções urinárias do homem, como diminuição ou interrupção do fluxo de urina, incontinência urinária, retenção e infecção urinária.

Outros nomes populares da urtiga

Urtigão, urtiga-europeia, urtiga-maior, urtiga-mansa, urtiga-vermelha.

Usos tradicionais do chá de urtiga

Partes utilizadas

Lenho.

Chá de Urtiga - Urtica dioica

Chá de Urtiga – Urtica dioica

Modo de preparo do chá de urtiga

Preparar por infusão (as folhas da urtiga não devem ser fervidas junto a água).
Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber.

Sugestão de consumo

O chá deve ser ingerido até 10 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Recomenda-se ingerir 250 ml do chá, pela manhã e à noite, podendo ser administrado até duas vezes ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • INSUMO LIOFILIZADO E SELECIONADO PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de urtiga

O consumo é contraindicado durante a gestação e lactação, além de pessoas com problemas cardíacos mais severos.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Urtiga Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Urtiga Medicina Natural.

Chá de Urtiga - Urtica dioica - Medicina Natural

Chá de Urtiga – Urtica dioica – Medicina Natural

Referências:
Carvalho, Ana Rita Amaro de. Urtica spp. Bioactividade e Cultivo. Diss. 2014.
Chá de Urtica dioica. Medicina Natural.
Matos, Simone Fraga. “Plantas medicinais no nordeste brasileiro: biodiversidade e os seus usos.” (2021)..