Angélica: saiba para que serve a planta

Angélica - Angelica archangelica
Atualizado em 22/09/2022

A angélica (Angelica archangelica), é uma planta medicinal também conhecida como angelica-de-jardim, aipo-selvagem, arcanjo, raiz-do-Espírito-Santo, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Angelica atropurpurea e A. officinalis. Curiosamente, a angélica costuma florescer por volta do dia 8 de maio, o dia do banquete de São Miguel Arcanjo. Outra razão para o nome popular remete à histórias que contam que o Arcanjo Raphael em um dos sonhos vislumbrou a figura de um monge que lhe disse que a angélica ajudaria a combater a peste bubônica.

Benefícios da angélica

As propriedades medicinais são encontradas nas raízes, folhas, talo e sementes. As sementes são usadas para indigestões ácidas, náuseas e vômitos. A angélica fortalece o coração e os pulmões, além de melhorar o funcionamento do fígado e as funções do baço. Quantidades pequenas estimulam secreções digestivas. Algumas pessoas acreditam que ela reduz a vontade de ingerir bebidas alcoólicas. A raiz seca mastigada possui propriedades antivirais e antibacterianas. Alivia problemas de circulação periférica e reduz a pressão arterial elevada, agindo para estabilizar os vasos sanguíneos.

Estudos preliminares realizados na China sugeriram que a erva aumenta a contagem de células vermelhas no sangue, o que significa que ela pode ser útil tratamento de anemias. Os pesquisadores também relataram que a planta aumenta a capacidade de coagulação do sangue. Pesquisadores alemães descobriram que a angélica relaxa a traqueia, sugerindo que possui alguma validade no tratamento natural de resfriados, gripes, bronquite e asma. A pesquisa adicional também validou a sua utilização em problemas digestivos. Pesquisadores japoneses relataram efeitos anti-inflamatórios, confirmando o uso para tratar problemas de artrite.

Água Carmelita

Água Carmelita - Aqua mirabilis - Eau de Carmes

Água Carmelita – Aqua Mirabilis – Eau de Carmes

Durante a Idade Média, a angélica foi combinada com outras ervas para produzir a água carmelita, usada como tônico herbal e água de colônia para curar dores de cabeça, promover o relaxamento corporal, longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é um extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.

O uso da angélica na culinária

Em alguns países da Escandinávia, os talos são cozidos como legume. Os talos são confeitados em forma de geleia e usados em bolos de frutas. Também é utilizada para temperar peixes e as folhas são acrescentadas a saladas e sopas. As folhas secas são colocadas em alimentos assados e embrulhadas no alimento, ajudando a conservá-lo durante viagens.

Contraindicações e efeitos colaterais da angélica

A angélica é semelhante à várias espécies venenosas e, por isso, deve ser consumido apenas quando houver certeza absoluta de sua identificação. Doses grandes podem alterar a pressão sanguínea e respiração, além de provocar mudanças no sistema nervoso. Diabéticos devem evitar a erva, vez que a mesma possui altas concentrações de açúcar. Não deve ser consumida durante a gravidez e períodos de menstruação.

História e curiosidades

A Angelica archangelica cresce selvagem na Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Groenlândia, Ilhas Faroe e Islândia, principalmente no norte destes países. É também cultivada na França, sobretudo em Marais Poitevin, uma região de sapal (área periodicamente alagada por água salgada), além de determinadas regiões da Alemanha e da Romênia. Acredita-se que a angélica possui esse nome devido ao fato dela proteger pessoas de várias doenças, incluindo envenenamentos  pragas.  A Angelica archangelica faz parte da família Apiaceae.

Referências:
Sarker, S. D., and L. Nahar. “Natural medicine: the genus Angelica.” Current medicinal chemistry 11.11 (2004): 1479-1500.
Liu, Yaguang. “Polysaccharide containing pharmaceutical composition for increasing the immune function.” U.S. Patent No. 4,843,067. 27 Jun. 1989.
Avalie
[5]

Angélica: saiba para que serve a planta

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da angélica (Angelica archangelica), planta também conhecida como aipo-selvagem.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!