Extrato de sucupira-branca: benefícios

A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo). As sementes de sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças inflamatórias e reumáticas, incluindo artrite, artrose, bursite, osteoporose e reumatismo, beneficiando assim, a saúde das articulações. Atualmente, o extrato de sucupira em forma hidroalcoólica é uma opção viável no mercado.

Benefícios do extrato de sucupira-branca

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica onde o sistema imunológico também ataca os tecidos do próprio corpo, especificamente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Um estudo experimental com o extrato de sucupira (Pteridon pubescens) demonstrou que os efeitos decorrentes do uso da sucupira-branca podem significar o isolamento de novos compostos para o tratamento da artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias crônicas e autoimunes. Estudos toxicológicos com o extrato etanólico (óleo) das sementes de sucupira não demonstraram mutagenicidade ou toxicidade.

Resultados científicos

Apesar da eficácia dos medicamentos imunossupressores, ainda é importante a pesquisa de novas alternativas e estratégias antirreumáticas, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional, que em algumas pessoas, leva a interrupção do tratamento. O efeito antiartrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira-branca foi demonstrado experimentalmente utilizando a artrite induzida por colágeno (CIA). Os efeitos colaterais tóxicos agudos não foram observados em análises em ratos. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (capacidade de perceber a dor) do extrato etanólico das sementes.¹

Óleo de sucupira

Óleo de sucupira

O óleo de sucupira há muito tempo é utilizado medicinalmente, com função principal de evitar dores decorrentes de inflamações nas articulações como é o caso da artrite, artrose e reumatismo. O óleo de sucupira possui importantes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de dores e inflamações no corpo. A solução é apontada como uma aliada de pessoas que tendem a ter ossos mais fragilizados com o passar dos anos, principalmente idosos, vez que fortalece e deixa os ossos mais resistentes, evitando assim, a osteoporose. O também pode aliviar o mal-estar causado pelo tratamento de quimioterapia. Neste casos, os pacientes que normalmente têm enjoos e náuseas após as sessões, podem utilizar o óleo de sucupira como um recurso na tentativa de amenizar os incômodos causados pelo tratamento.

Ação antioxidante e anti-inflamatória da sucupira-branca

Outro estudo, também realizado com cobaias, concluiu que o extrato de sucupira bruto foi efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido pelo exercício físico agudo. O extrato de sucupira aboliu a maioria dos processos oxidativos, proporcionando assim um a ação antioxidante e anti-inflamatória contra o exercício agudo.

Conclusão

Apesar do papel bem documentado de proteção de substâncias vegetais antioxidantes e sua capacidade de proteger contra os efeitos nocivos da oxidação, a maioria dos estudos tem analisado o efeito antioxidante de apenas uma classe de compostos ou de um composto isolado, principalmente in vitro. Este estudo demonstrou que o extrato de sucupira possui ação anti-inflamatória e antioxidante após a realização de exercícios, o que pode confirmar os efeitos do extrato para o tratamento de artrite, osteoartrite, reumatismo, além da inibição da dor.²

Referências:
¹ Sabino, 2008. Suppression of T and B Cell responses by Pterodon pubescens seeds ethanolic extract. Pak. J. Biol. Sci. Ref.
² Protective action of a hexane crude extract of Pterodon emarginatus fruits against oxidative and nitrosative stress induced by acute exercise in rats.
Medicina Natural

View Comments

  • Adorei as informações sobre a semente, nos esclareceu e nos deu tranquilidade, pois fazemos o uso e realmente ela transformou a vida de minha mãe para melhor.

    Réplica - O Plantas Medicinais e Fitoterapia fica muito contente por prestar informações de utilidade pública a você e vários outros leitores. Você pode nos ajudar seguindo nossas publicações por email, facebook, twitter e outras redes sociais e divulgando para os seus amigos. Obrigado.

  • Excelente site. Elucidadora as informações sobre semente de sucupira.
    Estou tentando imprimir o texto, para minha mãe, mas, não estou conseguindo. Ele não permite cópia, nem impressão. É a política do site, ou, está com algum problema?
    Agradeço a atenção!

    Réplica: Basta apertar as teclas CTRL+P e imprimir o texto para uso próprio. O site conta com uma pequena proteção contra cópia, devido aos inúmeros plágios que vem sofrendo. Att.

  • Quem tem pressão alta e o "coração inflamado" pode tomar o chá de sucupira?
    Grato

  • Sou apaixoda e adépta de tratamento com ervas. Meu marido é muito rebelde, sofre de diabetes, triglicerídos altos e colesterol e detesta os remédios, diz que trazem mal estar a ele.
    Consegui convence-lo a tomar cha. Eu posso fazer um cha, misturando gymnema, pata de vaca, boldo e extrato de sucupira ? atacaria todos os males dele. mas ele só vai tomar se for tudo junto eu já sei.

  • Conheci a sucupira através desse site e levei à médica homeopática e ela me receitou em tabletes. Sou cardíaca e tenho artrite há 8 meses mas, após tomar um tablete 3xdia, comecei a sentir dores fortes com opressão no tórax e tive que parar depois de fazer vários testes diminuindo sua ingestão. Nesse período, as dores da artrite passaram todas, inclusive a inflamação e o estado geral. Pergunto como devo tomar essa erva sem ter as dores no tórax, na altura do coração?

  • Prezados, minha mãe realizou uma verdadeira via-crucis para chegar na verdadeira semente. O que é vendido em lojinhas de produtos naturais é balela: como são considerados "complemento alimentar" não passam pela aprovação da Anvisa mas sim do Min. da Agricultura que não dá a mínima para a saúde. O que é vendido nestas lojinhas é enganação. Em lojas de ervas a turma tem vendido uma semente parecida, mas que tb não é a verdadeira. A saída é encontrar alguém que more no Nordeste (pois a Sucupira é uma planta do cerrado) e comprar a semente. O preparo tb não pode ser fervendo pois acaba com as propriedades. Deve-se colocar um punhadinho em 500ml de cachaça (de boa qualidade), deixar curtir por uns 3 dias e aí sim, começar a tomar uma colher de sopa, antes de dormir, todos os dias. O gosto é horrível, pode misturar um pouco de Coca-Cola. Entretanto, posso atestar que seguindo esse procedimento a semente FUNCIONA. Beijos e saúde a todos.

  • Quantas gotas do extrato da semente de sucupira devo tomar para artrose e quantas vezes ao dia?

  • BOA NOITE !

    SOU HIPERTENSO POSSO TOMAR O CHA DE SUCUPIRA SEM PROBLEMAS ?

    ATT

    SIDNEY

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago