Marroio-de-água: saiba para que serve

Marroio-de-água - Lycopus europaeus
Atualizado em 21/09/2022

O marroio-de-água (Lycopus europaeus) é uma planta medicinal também conhecida como corneta-d’água, corneta-doce, erva-cigana (gypsywort), licopus, bugleweed (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Lycopus americanus e Lycopus virginicus. Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do marroio-de-água

O marroio-de-água é muito conhecido por apresentar um aroma de menta e um sabor amargo, além de possuir diversas propriedades medicinais tradicionais, sendo usado para o tratamento natural de diversos problemas de saúde, tais como ansiedade, catarro, contusões, palpitações, hipertireoidismo, palpitações e tosse. Alguns estudos acreditam que o marroio-de-água pode ser usado usado para substituir alguns medicamentos, como o PTU e o Metimazol, fármaco antitireoidiano usado no tratamento do hipertireoidismo ou tireotoxicose.

Além disso, é muito usado na contenção da conversão do iodo pela glândula da tireoide, o que ocasiona no tratamento de forma natural do hipertireoidismo e de outras doenças relacionadas. Um dos principais usos na medicina popular é a garantia da redução da atividade da tireoide que é demasiadamente ativa, além ainda de garantir a desaceleração do coração, que normalmente acompanha essa condição. A erva é capaz de acalmar os batimentos cardíacos e o pulso, garantindo a redução de diversas palpitações auxiliares.

Na medicina alternativa, o marroio-de-água é mais utilizado quando combinada com outros tipos de ervas que apresentam algumas propriedades demulcentes. Trata-se de uma planta medicinal muito indicada para o tratamento natural do hipertireoidismo, principalmente quando os sintomas incluem sintomas como falta de ar, palpitações e tremores. A erva é capaz de agir na redução da quantidade do hormônio produzido pela tireoide, o qual é reduzido pelo fato da existência de alguns tipos de ácidos. É capaz também de reduzir a tiroxina hormônio da tireoide, ou também conhecido como T3. Além disso, consegue impedir a ação de anticorpos que estão ligados as células da tireoide.

Contraindicações e efeitos colaterais do marroio-de-água

O uso é contraindicado durante a gravidez, vez que pode acabar trazendo problemas para o bebê.

História e curiosidades

O Lycopus europaeus é uma erva perene, que possui uma haste quadrada e peluda, capaz de atingir quase um metro de altura. Normalmente, as folhas são todas dispostas de uma maneira oposta, com lâminas ovuladas e em formato de lança com bordas dentadas. A planta possui muitas folhas verdes. A espécie se desenvolve em lugares mais sombreados e úmidos, sendo bastante comum em zonas ribeirinhas, incluindo florestas e pântanos.

Referências:
Hiller, E., and E. Girod. “Experimental studies on the effect of concentrates of Lycopus europaeus on thyroid gland with special reference to the histology of iodine metabolism.” Arzneimittel-Forschung 4.6 (1954): 380-388.
Vonhoff, Christian, et al. “Extract of Lycopus europaeus L. reduces cardiac signs of hyperthyroidism in rats.” Life sciences 78.10 (2006): 1063-1070.
Beer, A-M., Kchmid R. Wiebelitz, and H. Schmidt-Gayk. “Lycopus europaeus (Gypsywort): Effects on the thyroidal parameters and symptoms associated with thyroid function.” Phytomedicine 15.1-2 (2008): 16-22.
Avalie
[5]

Marroio-de-água: saiba para que serve

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do marroio-de-água (Lycopus europaeus), planta também chamada de licopus.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!