Jujuba: saiba para que serve a fruta

Jujuba - Ziziphus jujuba

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da jujuba (Zizyphus jujuba), fruta medicinal rica em betacaroteno e vitaminas.

Atualizado em 21/09/2022

A jujuba (Ziziphus jujuba) é uma planta medicinal também conhecida como açofeifeira, açofeifa, açofaifa, açofaita, jujubeira e jujube (inglês). Ziziphus é um gênero que compreende cerca de 40 espécies de pequenas árvores e arbustos espinhos distribuídas em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.

Benefícios da jujuba

Os frutos e sementes da jujuba são utilizadas para aliviar o estresse, ansiedade e depressão. Também é aplicada no tratamento da asma, bronquite, diabetes, doenças oculares, doenças inflamatórias da pele, doenças do fígado, sarna, úlceras e feridas. Possui propriedades comprovadas, incluindo ação como antialérgico, anti-inflamatório, analgésico, anti-hiperglicemiante, depressor SNC (diminui a atividade cerebral), imunoestimulante e inibidor de agregação plaquetária. A melhor forma de obter todas as propriedades da jujuba é consumindo sua fruta inteira. Um estudo em ratos com diabetes induzida apontou que após duas semanas de suplementação com jujuba, particularmente em forma de pó, protege o organismo contra alterações bioquímicas e histopatológicas induzidas por diabetes. O fruto possui efeito calmante e sua decocção já foi usada muitas vezes para tratar dores de garganta.

Composição

A ziziphin, um composto presente nas folhas da planta, pode suprimir a capacidade de se perceber o gosto doce. As jujubas podem beneficiar as glândulas suprarrenais. Também são utilizadas em dietas para ganhar peso e aumentar a energia do corpo. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno, cálcio, ferro, fósforo e outros compostos benéficos para a saúde. Possui também açúcares e gorduras.

Contraindicações e efeitos colaterais da jujuba

Não deve ser consumida em casos onde a pessoa possui parasitas intestinais. Diabéticos devem consultar o médico antes de consumir jujubas, vez que a fruta possui açúcares.

Curiosidades

A árvore possui cerca de 5 a 6 metros de altura e ramos pendentes e providos de espinhos, dispostos em troncos tortos. As folhas são oblongas, lustrosas, alternas e têm cerca de 3 cm de comprimento. As flores são pequenas e apresentam uma coloração amarela. Os frutos, doces e comestíveis, são constituídos por drupas de cor vermelha por fora e amarela por dentro quando maduras. A Ziziphus jujuba faz parte da família Rhamnaceae.

Referências:
Herbal Information
The protective effects of Ziziphus vulgaris L. fruits on biochemical and histological abnormalities induced by diabetes in rats.
Tripathi, Shalini. “Ziziphus jujuba: a phytopharmacological review.” International Journal of Research and Development in Pharmacy & Life Sciences 3.3 (2014): 959-966.
Tahergorabi, Zoya, et al. ““Ziziphus jujuba”: A red fruit with promising anticancer activities.” Pharmacognosy reviews 9.18 (2015): 99.