Congonha-do-campo: saiba para que serve

Luxemburgia polyandra - CONGONHA-DO-CAMPO
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 12/04/2023

A congonha-do-campo (Luxemburgia polyandra) é uma planta medicinal também conhecida como catuaba-do-mato, congonha-do-mato, congonha-do-rio, mate-do-campo, dentre outros nomes populares. A congonha-de-campo faz parte da família Ochnaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da congonha-do-campo

A congonha-do-campo é muito utilizada na medicina alternativa, principalmente devido a quantidade de nutrientes na composição das cascas da árvore e folhas. Desta forma, possui uma série de propriedades medicinais, agindo como anti-inflamatório, calmante, diurético, sudorífico e tônico para o coração. A congonha-do-campo também é considerada um excelente estimulante da circulação sanguínea, auxiliando assim, diversas outras funções do organismo, vez que é por meio do sangue que os nutrientes chegam até os órgãos e tecidos.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

A congonha é útil na prevenção e tratamento da arteriosclerose, doença degenerativa da artéria acontece por conta da degradação das chamadas fibras musculares lisas e das fibras elásticas. Isso acaba levando ao endurecimento da parede arterial prejudicando a circulação. Além disso, possui efeitos benéficos no tratamento de nefrites (inflamações nos rins causadas geralmente por alguma infecção no organismo ou reação imune causada por substâncias nocivas na corrente sanguínea). A Luxemburgia polyandra é um excelente diurético, sendo indicada para pessoas que desejam perder peso.

Como preparar o chá de congonha-do-campo

As maneiras mais fáceis e práticas de consumir a congonha-do-campo é como chá em infusão e chimarrão. No caso do chimarrão, o modo de preparo é convencional. Deve-se colocar a erva na cuia, juntamente com a bomba e em seguida a água fervente. O chá das folhas pode ser preparado de duas maneiras distintas. No primeiro método, você deve levar ao fogo um punhado de congonha-do-campo juntamente com uma xícara de açúcar. Tome o cuidado de sempre mexer a mistura para que o açúcar não queime. O próximo passo é adicionar um litro de água e deixar que a mistura ferva. Em seguida, desligue o fogo e abafe tudo com uma tampa para que as folhas soltem o máximo de sabor possível. A bebida pode consumida tanto gelada quanto quente.

A segunda maneira de preparar o chá de congonha-do-campo é diretamente na caneca. Basta colocar um pequeno punhado de folhas na xícara e colocar água fervente em cima. Em seguida, abafar o líquido com uma tampa ou pires e deixe infundir por alguns minutos. O chá pode ser consumido quente ou frio. É possível armazenar esse chá para que você toma-lo, o que é uma boa dica para pessoas que desejam emagrecer. Neste caso, após preparar o chá, é necessário guarda-lo um recipiente higienizado e vedado dentro da geladeira. O chá de congonha-do-campo pode ser consumido várias vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da congonha-do-campo

Atualmente, não existem estudos conclusivos sobre as reações adversas por conta do uso em excesso da Luxemburgia polyandra. Contudo, por se tratar de uma planta que se assemelha muito a erva-mate (Ilex paraguariensis), existem alguns grupos que devem evitar as altas doses. No caso de gestantes e lactantes, é recomendado evitar consumir produtos feitos à base do arbusto, pelo menos durante os três primeiros meses de gestação e amamentação.

Curiosidades

A congonha-do-campo é nativa do Brasil que pode ser encontrada na região entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Possui várias propriedades medicinais. Apesar de ocorrer em maior frequência no Sudeste, é uma erva mais conhecida entre os brasileiros para o preparo do chimarrão, bebida consumida principalmente no sul do país.

Referências:
Feres, Fabíola. “New species of Luxemburgia A. St.-Hil.(Ochnaceae).” Brazilian Journal of Botany 33.4 (2010): 653-659.
Luxemburgia polyandra A. St.-Hil. Planta Med.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Congonha-do-campo: saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da congonha-do-campo (Luxemburgia polyandra), também chamada de catuaba-do-mato.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.