Viburno: saiba para que serve

Viburnum prunifolium - VIBURNO
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 27/12/2023

O viburno (Viburno prunifolium) é uma planta medicinal também conhecida como viburno-americano, viburno-doce, espinheiro-negro, abrunho-americano, blackhaw viburnum e cranberry (inglês). Inclui as espécies Viburnum lentago, Viburno trilobum, Viburnum edule e Viburnum opulus. Pertence à família Caprifoliaceae.

Benefícios do viburno

O viburno é utilizado há séculos na medicina natural e suas propriedades medicinais começaram a ser exploradas pelos nativos americanos, que usavam a planta para o tratamento de dores menstruais, bem como no período de recuperação pós-parto. Seus princípios ativos mais populares são: viburnina, escopoletina (substância química que age como um poderoso relaxante uterino), tanino, aesculetina e salicina (substância precursora da Aspirina que foi transformada em ácido acetilsalicílico pela primeira vez pelo químico Felix Hoffman em 1897).

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

🎁 Oferta especial para quem completar o quiz!
0% completo
0 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Devido à sua composição, o viburno é muito indicado para pessoas que sofram de dores musculares, principalmente na região pélvica e das costas, razão pela qual é muito utilizada por atletas de alto rendimento. Recentemente, diversos estudos têm demonstrado outras utilizações para o componente, incluindo o combate de cólicas no sistema digestivo. Além disso, também é muito indicada para mulheres pois, ajuda a amenizar os sintomas da TPM, bem como da menopausa, reduzindo também a intensidade das dores do parto e o risco do aborto espontâneo.

Também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuindo assim, o risco de desenvolvimento de doenças cárdicas. Atua como um poderoso tonificante para o coração, o deixando mais forte e diminuindo as palpitações. Pode ser usado como um ótimo tônico o Sistema Nervoso Central. Graças as suas propriedades medicinais, é ideal para o tratamento de distúrbios mentais e psicológicos, incluindo o estresse, a epilepsia, as convulsões e a histeria. Por conta das suas propriedades antiespasmódicas, também é muito indicada para o tratamento de distúrbios respiratórios e pulmonares, como, por exemplo, a bronquite, a asma e a rinite. Isso porque ela oferece um alívio muscular, diminuindo a contração na região dos pulmões.

Contraindicações e efeitos colaterais do viburno

O viburno sempre deve ser consumido seco. Fresco, pode causar uma série de reações alérgicas graves e até mesmo ser tóxica. Além disso, evite o consumo em excesso. O ideal é consultar um especialista antes de começar a ingerir a planta para obter orientações adequadas para o consumo da planta, sempre de forma segura e potencializando os resultados.

Por conta das suas propriedades parecidas com a das aspirinas, é preciso muita atenção para evitar a superdosagem. Logo, sempre evite tomar chás da planta junto com outros tipos de tratamento. Gestantes também devem evitar o consumo em excesso. Apesar de ajudar a diminuir as dores do parto, consumida em grandes quantidades e com muita frequência, pode gerar vários sintomas, como náuseas e vômitos, e, em último caso, pode ocasionar o abordo do feto.

História e curiosidades

Originária da América do Sul, a pequena árvore é bastante popular entre os amantes de jardinagem, por ser uma planta ornamental muito bela. Além de suas propriedades medicinais, também serve como alimento para várias espécies de pássaros.

Referências:
Jarboe, Charles H., et al. “Scopoletin, an antispasmodic component of Viburnum opulus and prunifolium.” Journal of medicinal chemistry 10.3 (1967): 488-489.
Dietz, Birgit M., et al. “Botanicals and their bioactive phytochemicals for women’s health.” Pharmacological reviews 68.4 (2016): 1026-1073.
Cometa, Maria Francesca, et al. “In vitro relaxant and spasmolytic effects of constituents from Viburnum prunifolium and HPLC quantification of the bioactive isolated iridoids.” Journal of ethnopharmacology 123.2 (2009): 201-207.
Hipernatural.
Hola Doctor.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

🎁 Oferta especial para quem completar o quiz!
0 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Viburno: saiba para que serve

v

Conheça os benefícios e propriedades medicinais do viburno (Viburnum prunifolium, planta também chamada de abrunho-americano, espinheiro-negro e viburno-doce.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.