Neem-indiano (nim): saiba para que serve

Neem-indiano (nim) - Azadirachta indica
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 20/09/2022

O neem-indiano (Azadirachta indica) é uma planta medicinal também conhecida como neem, nim, nim-indiano, neem-da-Índia, margosa, árvore-da-vida, nimba, nivarini e sarva roga (sânscrito). A espécie Azadirachta indica era conhecida como Melia azadirachta.

Benefícios do neem-indiano

Os componentes da folha do neem-indiano já demonstram ser eficazes no controle de várias doenças, incluindo o câncer. A planta possui atividade anti-inflamatória, antisséptica, curativa, hipolipidêmica e hepatoprotetora. O efeito hepatoprotetor das folhas do neem foi demonstrado por meio de sua administração como pré-tratamento antes do uso de paracetamol.  Efeitos gastroprotetores foram sido observados com o uso de extrato da casca. Estudos utilizando o extrato das folhas em espermatozoides humanos e constataram potente ação espermicida, sendo que aproximadamente 3 mg de extrato são necessários para imobilizar e matar 100% de 1 milhão de espermatozoides em 20 segundos.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Devido as suas propriedade antifúngicas e antibacterianas, o neem-indiano é eficaz no combate à Clostridia, estafilococos e piolhos, além de auxiliar no tratamento da caspa e problemas de pele, incluindo acne, eczemas e psoríase. Na casca é possível encontrar propriedades capazes de inibir o surgimento de úlceras e outros problemas intestinais, além de auxiliar no tratamento das diabetes.  Na medicina popular, o banho de erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. O suco de folhas é aplicado a febre e eczema. Estudos envolvendo o uso de extrato de folhas do nim em formulações de gel dental mostram redução da placa bacteriana. As folhas têm sido utilizadas no tratamento de gengivites e periodontites. A decocção da casca é aplicada a hemorroidas. O neem-indiano mostrou uma atividade significativa contra uma gama extensiva de microrganismos. Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana.

Proteção contra a malária

O neem-indiano também tem sido descrito como possuindo atividade antimalárica: estudos relatam efeitos do extrato de sementes sobre o crescimento e desenvolvimento do parasita humano da malária Plasmodium falciparum. O efeito anti-plasmodial ocorre também sobre parasitas já resistentes a outras drogas antimaláricas (cloroquina e pirimetamina), sendo ativo não apenas contra as formas do parasita responsáveis pelos aspectos clínicos da doença, mas também contra as formas responsáveis pela transmissão da malária.

Óleo de neem-indiano

O óleo de neem é capaz e auxiliar no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite, vez que alivia dores e inchaços e reduz inflamações. O óleo ainda é usado como condicionador de cabelo. As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga. O óleo e a seiva da planta são usados em tratamentos de lepra e sarna e também no tratamento da infertilidade. Quando é acrescentado a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral. A ação antibacteriana do óleo de nim também foi demonstrada in vitro contra bactérias patogênicas por meio da inibição da síntese da membrana celular bacteriana

Contraindicações e efeitos colaterais do neem indiano

O uso é contraindicado para crianças, velhos e pessoas fracas. É considerada uma planta segura e tem uma história longa de utilização, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.

História e curiosidades

O neem-indiano é nativo da Índia, Paquistão e Birmânia (República de Myanmar), e é usado como um praguicida que mata bactérias e mais de 200 tipos de insetos, inclusive gafanhotos, mosquitos, óbolos e piolhos. O nim também é utilizado como um fungicida para proteger colheitas e suas sementes podem ser usadas como um espermicida. A Azadirachta indica faz parte da família Meliaceae.

Referências:
Islas, Jose Francisco, et al. “An overview of Neem (Azadirachta indica) and its potential impact on health.” Journal of Functional Foods 74 (2020): 104171.
Ragasa, Consolacion Y., et al. “Tetranortriterpenoids from Azadirachta indica.” Phytochemistry 46.3 (1997): 555-558.
Biswas, Kausik, et al. “Biological activities and medicinal properties of neem (Azadirachta indica).” Current science (2002): 1336-1345.
Planta Nim, A. “A árvore Nim (Azadirachta indica A. Juss): múltiplos usos.” Acta Farm. Bonaerense 24.1 (2005): 139-48.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Neem-indiano (nim): saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos indicações, efeitos colaterais e propriedades do neem-indiano (Azadirachta indica), planta também conhecida como nim-indiano.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.