Gota: melhores tratamentos naturais

Gota (artrite gotosa)
Atualizado em 23/09/2022

O excesso de ácido úrico cristalizado concentrado em torno da articulação afetada causa uma condição conhecida como gota (artrite gotosa), uma forma complexa de artrite que causa crises de dores graves e súbitas, sensibilidade nas articulações e vermelhidão. A gota ocorre mais em homens enquanto as mulheres se tornam mais suscetíveis após a menopausa.

Causas e sintomas da gota

A articulação mais afetada é o dedão do pé (podagra), contudo, pode afetar o tornozelo, peito do pé, calcanhar, joelho, coluna, cotovelos, punhos, dedos e, em casos graves, pode deformar a articulação. Um ataque agudo de gota pode causar uma sensação de dor de queimadura na articulação afetada, deixando-a inchada e muito sensível a qualquer tipo de contato. Pessoas propensas a gota tendem a ter níveis elevados de ácido úrico, que por sua vez podem ser causados por insuficiência renal (quando os rins são incapazes de eliminar adequadamente todo o ácido úrico no sangue).

Apesar de ser uma forma de reumatismo que depende muito do funcionamento dos rins, vários alimentos e bebidas são capazes de aumentar ou diminuir os níveis de ácido úrico do organismo, prevenindo ou agravando os ataques de gota. As carnes vermelhas e frutos do mar são lembrados por induzirem ataques de gota. As carnes de aves, como frango, pato e peru também causam gota, contudo, em intensidade levemente menor.

Dicas para o tratamento natural da gota

O Journal of American Dietetic Association recomenda que pacientes com gota bebam entre 2 a 4 litros de líquidos por dia, sendo pelo menos 2 litros de água. Também recomenda evitar o consumo de álcool, incluindo a cerveja, que causam dano. Além disso, a quantidade de proteínas consumida deve ser moderada e oriunda de preferência a partir de fontes saudáveis, como lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura, ovos e manteigas vegetais. A ingestão diária de carne vermelha, de peixes e aves deve ser limitada entre de 114 a 170 gramas.

As proteínas são substâncias essenciais para a saúde do corpo e não devem ser eliminadas na dieta. A melhor solução é substituir e priorizar novas formas de fontes de proteína em detrimento do consumo excessivo de carne vermelha. Os ovos e laticínios, incluindo queijos, iogurtes e outros derivados do leite são proteínas, bem como vegetais como trigo mourisco, quinoa, amendoim, castanhas, nozes, linhaça, girassol, abóbora, além da soja. O consumo de alimentos industrializados deve ser evitado. Da mesma forma, é contraindicada a ingestão de bebidas alcóolicas, principalmente acerveja, vez que possui substâncias que aumentam a produção do ácido úrico.

Alcachofra

Alcachofra - Cynara scolymus

Alcachofra – Cynara scolymus

A alcachofra é uma verdura que age eliminando toxinas do sangue, o que consequentemente, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. A alcachofra também é rica em proteínas, vitaminas e minerais. O chá de alcachofra é uma boa opção para pacientes com gota.

Alho e cebola

Alho e cebola

Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola diminuem a acidez, colesterol e hiperuricemia (presença de níveis altos de ácido úrico no sangue). Esses dois temperos, encontrados em todos os lugares, são ótimos alimentos para o controle do ácido úrico no sangue.

Café: reduz os sintomas da gota

Café - Coffea arabica

Café – Coffea arabica

Vários estudos confirmaram que pessoas que consomem café possuem um nível menor de ácido úrico sanguíneo, contudo, não se sabe ainda exatamente qual é o mecanismo ou substância no café que causa isso. Caso possua alguma restrição à cafeína, evite este alimento.

Cenoura

Cenoura - Daucus carota

Cenoura – Daucus carota

Em razão de seu efeito alcalinizante, a cenoura é capaz de eliminar os cristais das articulações, sendo bom alimento para reduzir o ácido úrico no sangue. Pode ser consumida crua ou cozida.

Corticosteroides: podem controlar a inflamação na gota

Corticosteroides

Corticosteroides

Os corticosteroides são substâncias que podem controlar a inflamação e a dor causada pela gota, contudo, os efeitos colaterais podem incluir enfraquecimento dos ossos, má cicatrização e redução da capacidade de combater infecções. Os medicamentos chamados inibidores da xantina oxidase limitam a quantidade de ácido úrico produzida no corpo, mas podem causar efeitos colaterais como erupções cutâneas, náuseas, dentre outros sintomas adversos.

Drogas anti-inflamatórias não esteroides

Drogas anti-inflamatórias não esteroides

Drogas anti-inflamatórias não esteroides

Com relação aos tratamentos convencionais, as drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINEs) podem controlar a inflamação e as dores em pacientes com gota. O médico pode prescrever uma dose mais elevada para parar um ataque agudo, seguido de uma dose diária mais baixa para prevenir futuros ataques. A Colchicina é um tipo de analgésico que reduz eficazmente a dor da gota – especialmente quando o tratamento é iniciado logo após o aparecimento dos sintomas. Ambas as drogas podem causar efeitos colaterais intoleráveis para várias pessoas, como náuseas, vômitos e diarreia.

Laranja

Laranja - Citrus aurantium

Laranja – Citrus aurantium

A laranja é rica em vitamina C, nutriente que atua na redução de cristais no sangue. O suco natural de laranja dissolve esses cristais e alivia as dores nas articulações, fazendo com que os níveis de ácido úrico permaneçam estáveis no corpo.

Limão

Limão - Citrus x lemon

Limão – Citrus x lemon

O limão é é considerado uma fruta desintoxicante, ou seja, é capaz de eliminar toxinas do organismo. Tomar o suco de um limão por dia ajuda de forma significativa na redução dos níveis de ácido úrico.

Semente de abóbora

Sementes de abóbora

Sementes de abóbora

A semente e abóbora um alimento altamente diurético que, ao auxiliar na produção de urina, ao mesmo tempo diminui os níveis de ácido úrico do organismo. A abóbora no geral é benéfica, porém é nas sementes que estão concentrados os seus valores nutritivos.

Vitamina C

Vitamina C

Vitamina C

Quando ingerida em quantidade moderada (doses diárias de 500/1500mg), a vitamina C pode prevenir o aparecimento de gotas. Aos que já possuem a condição, é necessário recomendação e acompanhamento médico durante o processo, vez que altas doses de vitamina C podem eliminar o ácido úrico rapidamente do organismo, causando pedras nos rins.

Referências:
American Dietetic Association. Jornal of The Academy of Nutrition and Dietetics.
Gout Diet – Foods to Eat.
Colchicine for acute gout: updated information about dosing and drug interactions”. National Prescribing Service.
Corticosteroids for Gout. WebMD.
Vitamin C (ascorbic acid). Mayo Clinic.
Avalie
[5]

Gota: melhores tratamentos naturais

Saiba mais sobre as causas da gota e conheça os melhores alimentos, remédios e tratamentos naturais para reduzir a quantidade de ácido úrico no organismo.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!