Farinhas sem glúten: as mais saudáveis

Trigos e farinhas sem glúten.
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 21/09/2022

O glúten é um composto das proteínas gliadina e glutenina. Juntamente com o amido, essas proteínas são encontradas em alguns grãos como o trigo, o centeio e a cevada. Conheças algumas opções de farinhas sem glúten saudáveis.

Consumo de farinhas sem glúten

A gliadina e a glutenina compõem cerca de 80% das proteínas contidas nas sementes de trigo. O glúten é uma importante fonte de proteína alimentar, diretamente através dos alimentos ou como aditivo para outros alimentos pobres em proteínas. O consumo de trigos e farinhas sem glúten é indicado para todas as pessoas, sejam elas alérgicas ao glúten ou não. Alguns trigos e farinhas sem glúten são usados em molhos e na panificação, vez que a proteína possui a propriedade de deixar a massa mais elástica e resistente para ser manuseada.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Sensibilidade ao glúten

A sensibilidade ao glúten compreende um conjunto de condições médicas onde o glúten causa efeitos adversos e também pode afetar a química do sangue e a tratabilidade ou melhora de certas doenças autoimunes, dentre outras condições de saúde.

Farinha de arroz

Farinha de arroz

Farinha de arroz

A farinha de arroz pode ser feita a partir de qualquer arroz branco ou marrom. Para fazer a farinha, a casca de arroz é removida e o arroz cru é obtido. O arroz cru é depois moído para formar a farinha de arroz. A farinha de arroz sem glúten é um substituto particularmente bom para a farinha de trigo e pode ser usado na confeitaria de vários produtos doces. Também pode ser usada para cobrir frutas secas cortadas e impedir que grudem.

Farinha de batata

Farinha de batata

Farinha de batata

Produzida a partir de batatas que foram cozidas e secas. É utilizada como espessante e pode ser acrescentada a sopas, guisados, molhos e outros pratos, sem que produza um sabor forte ou textura de amido intensa. Deve ser utilizada por pessoas experientes na culinária, vez que fervida, pode adquirir uma textura estranha e desagradável. A farinha de batata pode ser adicionada a misturas para bolo para fazer a mistura mais leve.

Farinha de milho – amido de milho / maizena sem glúten

Farinha de milho

Farinha de milho

O milho seco é moído e dele é extraído a farinha. É um alimento básico comum em muitas regiões do mundo, sendo conhecida como amido de milho, maizena e polenta. A farinha de milho sem glúten é mais utilizada em pratos salgados e possui coloração amarelada ou branca.

Farinha de soja

Farinha de soja

Farinha de soja

A farinha de soja é feita de soja torrada que foram transformadas em um pó. Tem um sabor de noz forte. Pode ser usada como um agente espessante em molhos ou adicionado a produtos cozidos. Em pães, a soja acrescenta maciez e umidade, aumentando a validade do alimento. Pode ser misturada com a farinha-de-arroz e de trigo mourisco.

Trigo-sarraceno

Trigo-sarraceno (trigo-mourisco)

Trigo-sarraceno (trigo-mourisco)

Apesar do nome popular (trigo-sarraceno ou trigo mourisco), a planta não é propriamente um trigo. As pequenas sementes da planta são moídas para fazer uma farinha sem glúten, que tem uma aparência salpicada. Nos Estados Unidos, o trigo-sarraceno é chamado de buckwheat, sendo tradicionalmente é usado para fazer panquecas.

Referências:
Gallagher, E., T. R. Gormley, and E. K. Arendt. “Crust and crumb characteristics of gluten free breads.” Journal of Food Engineering 56.2-3 (2003): 153-161.
Moore, Michelle M., et al. “Textural comparisons of gluten‐free and wheat‐based doughs, batters, and breads.” Cereal Chemistry 81.5 (2004): 567-575.
Moore, Michelle M., et al. “Network formation in gluten‐free bread with application of transglutaminase.” Cereal chemistry 83.1 (2006): 28-36.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Farinhas sem glúten: as mais saudáveis

v

Conheça algumas farinhas sem glúten que podem trazer benefícios para pessoas sensíveis a glúten e para quem deseja adotar uma alimentação mais saudável.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.