Centella asiatica: saiba para que serve

Centelha - Centella asiatica
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 11/09/2024

A Centella asiatica é uma planta medicinal também conhecida como centela, centelha-asiática, colágeno-de-gotu, cola-de-gotu, gotu-dola, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Hydrocotyle asiatica. Pertence a família Apiaceae.

Benefícios da Centella asiatica

Erro, o grupo não existe! Verifique a sua sintaxe! (ID: 33)

A Centella asiatica é usada fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo, alem de tratar inflamação vascular. Ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias químicas e drogas e possui um efeito revitalizador nas células do cérebro e nervos. De acordo com um estudo publicado pela revista Neurological Sciences em 2012 em animais expostos ao alumínio, a Centella asiatica foi capaz de diminuir os níveis do metal no organismo e ainda melhorou a memória. Tradicionalmente, já foi usada para tratar lepra, vez que penetrava na camadas do Lepra baccilli, de forma que ele pudesse ser destruído. Acredita-se que a centelha melhora o movimento de energia entre os dois hemisférios do cérebro. Muito consomem a centelha com um pouco de mel antes de praticarem meditação.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Creme de Centella asiatica

A aplicação da Centella asiatica para cicatrização de feridas é muito apontada por pesquisas. Um estudo pré-clínico utilizou várias formulações (pomada, gel e creme de Centella asiatica) que foram aplicadas em feridas abertas em ratos (três vezes ao dia durante 24 dias). Foi observado um aumento da proliferação celular e da síntese de colágeno no local da ferida. A centella é um ingrediente comum em fórmulas antienvelhecimento e cremes para a pele.

O creme de Centella asiatica auxilia na síntese de colágeno, processo conhecido como rejuvenescedor, vez que a perda ou diminuição de colágeno em células da pele resultam em flacidez e pele enrugada. A Centella é muito utilizada como ingrediente em cosméticos por suas propriedades regenerativas (inclusive no combate a queda de cabelo), além de ajudar a estimular a produção de colágeno quando usada interiormente e topicamente na pele. Também melhora o tempo de cura de uma ferida, estimulando a mitose celular, sendo útil no tratamento de queimaduras, cicatrizes, psoríase e eczema.

Triterpenoides

A centelha também é fonte de triterpenoides, o que a torna capaz de aumentar a resistência à tração da pele e auxiliar na reparação dos tecidos danificados, atuando como cicatrizante natural. Os triterpenoides são compostos que auxiliam na cicatrização de feridas e estudos apontam que eles também podem fortalecer a pele, aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo de sangue na região afetada.

Erro, o grupo não existe! Verifique a sua sintaxe! (ID: 34)

Composição química

A espécie é composta quimicamente de glicosídeo triterpenos (asiaticoside, brahmoside, thankuniside), alcaloides, tanino, betacaroteno, óleos essenciais, vitamina B, vitamina C, magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina e histidina.

Uso na culinária

Na culinária, as folhas frescas são consumidas em forma de salada. Na Ásia, a pessoa pode achar uma variedade de refrigerantes e sucos à base da erva.

Contraindicações e efeitos colaterais da Centella asiatica

Doses grandes podem causar dor de cabeça, coceira, vertigem e perda de consciência.

História e curiosidades

A Centella asiatica é nativa do Sri Lanka. Cresce selvagem e é cultivada em toda Ásia e Indonésia. Essa planta herbácea perene floresce em torno da água, embora se desenvolva melhor em áreas úmidas e pantanosas, mas pode crescer em áreas ensolaradas e altitudes de mais de 2000 metros. Um provérbio antigo do Sri Lanka dizia que “duas folhas de Centella por dia manteriam a velhice distante”. Curiosamente, é um dos alimentos favoritos de elefantes selvagens.

Erro, o grupo não existe! Verifique a sua sintaxe! (ID: 35)

Referências
Mitoprotective effect of Centella asiatica against aluminum-induced neurotoxicity in rats: possible relevance to its anti-oxidant and anti-apoptosis mechanism.
Bylka, Wiesława, et al. “Centella asiatica in cosmetology.” Advances in Dermatology and Allergology/Postȩpy Dermatologii I Alergologii 30.1 (2013): 46.
Seevaratnam, Vasantharuba, et al. “Functional properties of Centella asiatica (L.): a review.” Int J Pharm Pharm Sci 4.5 (2012): 8-14.
Pharmacological Review on Centella asiatica: A Potential Herbal Cure-all
Brinkhaus B, Lindner M, Schuppan D, Hahn EG. Chemical, pharmacological and clinical profile of the East Asian medical plant Centella asiatica. Phytomedicine. 2000;7:427–48. PubMed
Evaluation of topical formulations of aqueous extract of Centella asiatica on open wounds in rats. Indian J Exp Biol. 1998;36:569–72. PubMed.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Centella asiatica: saiba para que serve

v

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do creme e das folhas da Centella asiatica, também chamada de centelha-asiática.

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.