Malva-rosa: saiba para que serve

Malva-rosa - Alcea rosea
Atualizado em 13/09/2022

A malva-rosa, coju nome botânico é Alcea rosea, é uma planta medicinais também conhecida como “common hollyhock” (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Althaea chinensis, Althaea ficifolia e Althaea rosea. A malva-rosa faz parte da família Malvaceae.

Benefícios da malva-rosa

A malva-rosa é utilizada como um remédio natural para uma ampla gama de doenças, dentre elas inflamações do aparelho digestivo, afecções respiratórias, tosse, asma e inflamação de mucosas em geral. Vários estudos farmacológicos relataram propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, efeitos antibacterianos, estimulantes e emolientes. Normalmente são usadas suas folhas, flores e raízes para a produção de remédios naturais. A malva-rosa também é muito útil para o tratamento de bronquites, diarreia, tosse e angina.

A decocção das suas flores e folhas serve para melhorar a circulação sanguínea, prisão de ventre, cólicas menstruais e hemorragia. A sua raiz é adstringente e emoliente. Contudo, as atividades mais importantes da malva têm sido atribuídas aos seus efeitos diuréticos, sendo utilizada como um remédio natural para a disúria (dificuldades para urinar), estrangúria (eliminação dolorosa da urina) e pedras nos rins.

As raízes e as flores são usadas na medicina tibetana para o tratamento de inflamações dos rins, descarga vaginal, e as raízes são por si só usadas para tratar a perda de apetite. A semente é um diurético, emoliente e febrífugo.

Contraindicações e efeitos colaterais da malva-rosa

Não se sabe o suficiente sobre o uso com segurança da malva-rosa durante a gravidez e fase de amamentação.

História e curiosidades

A malva-rosa se desenvolve em uma grande variedade de solos e pode facilmente atingir uma altura aproximada de 2,4 metros. É facilmente cultivada a partir de sementes e sua variação de cor geralmente é influenciada pelo tipo de solo onde é cultivada. A Alcea rosea é nativa do Sudoeste da China e foi levada para a Europa no século XV, onde foi chamada de “holyoke“.

Referências:
Wang DF, Shang JY, Yu QH. Analgesic and anti-inflammatory effects of the flower of Alcea rosea.
Seyyednejad SM, Koochak H, Darabpour E, Motamedi. A survey on Hibiscus rosa—sinensis, Alcea rosea L. and Malva neglecta Wallr as antibacterial agents.
Avalie
[5]

Malva-rosa: saiba para que serve

Conheça os benefícios, propriedades medicinais e efeitos colaterais da Malva-Rosa (Alcea rosea), planta medicinal também conhecida como "common hollyhock".

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!