O guia abaixo revela o que acontece com seu corpo quando você para de beber e como o organismo consegue reparar os danos causados pelo álcool. De pele impecável até novos níveis de energia, o organismo passa por enormes transformações. Após 12 semanas, você vai dormir melhor, parecer mais jovem e ter muito mais disposição.
NAS PRIMEIRAS 24 HORAS QUE VOCÊ PARA DE BEBER
O efeito mais imediato do consumo em excesso de bebidas alcoólicas é a ressaca, que por sua vez, pode causar suores ou tremores e, em casos muito graves, convulsões. No caso de haver consumo moderado, o organismo vai começar a limpar o álcool do seu sistema e começar a ‘desintoxicação’, ou seja, a taxa de glicose no sangue irá se normalizar e ocorrerá uma melhora na disposição.
DENTRO DE UMA SEMANA
As bebidas alcoólicas atrapalham muito a qualidade do sono, levando muitas vezes a uma noite intermitente.O álcool age como um diurético, o que significa que ele estimula o corpo a perder líquido extra através da urina e suor e, assim, deixando a pessoa desidratada e forçando-a a acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro ou consumir líquidos. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas expande as células do sangue e deixam a pessoa mais cansada, vez que tais células são incapazes de transportar oxigênio de forma eficiente por todo o corpo.
APÓS DUAS SEMANAS
O álcool é um irritante para o estômago e provoca sintomas como refluxo (quando o ácido estomacal queima o esôfago e a garganta). Após duas semanas (ou uma quinzena) dias também é comum notar uma ligeira perda de peso, vez que as calorias presentes em bebidas alcoólicas são significativas. Uma taça grande de vinho (250 ml) pode adicionar cerca de 228 calorias para a sua refeição.
Algumas pessoas dependentes do álcool que passam por esse processo de desintoxicação podem sofrer alguns efeitos psicológicos mais pronunciados, incluindo queda dos níveis de energia, sentimentos de raiva e agressão, ansiedade geral e depressão, dificuldade para dormir ou pesadelos e até diminuição da libido.
Nessa fase também algumas pessoas podem sentir desejo de consumir bebidas alcoólicas, vez que leva algum tempo para a química do cérebro se reequilibrar. Esses sintomas podem durar apenas algumas semanas ou podem perdurar até alguns meses em casos mais graves. Tudo depende do grau de vício de cada pessoa.
FIGAPRO
Figapro é um composto natural hepatoprotetor enriquecido com ativos 100% naturais. Age diretamente nas células hepáticas, sendo efeito ao eliminar toxinas prejudiciais, prevenir contra danos causados pelo álcool e proteger o fígado de diversas outras doenças. Não possui contraindicações.
DENTRO DE UM MÊS
Após um mês sem beber, a vitalidade e a elasticidade da pele irão melhorar consideravelmente, vez que o álcool é tóxico para o nosso maior órgão – a epiderme. As toxinas deixam a pele menos elástica e aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, há uma grande melhora na pressão arterial.
Dentro de 4-8 semanas.
O funcionamento do fígado irá melhorar consideravelmente, vez que não precisará trabalhar redobrado para sintetizar o álcool. Beber em excesso causa pequenas inflamações conhecidas como “hepatite alcoólica”, uma doença silenciosa. Nos estágios iniciais, ela não é tão sentida pelo organismo, mas pode evoluir e se tornar uma cirrose, uma doença grave e permanente.
Mulheres que ingerem cerca de 2 a 3 copos de bebidas alcoólicas diariamente por algumas semanas pode desenvolver a condição de “fígado gordo”, quando o fígado transforma a glicose em gordura. O álcool afeta a forma como o fígado processa a gordura. Ao cessar o consumo de álcool o fígado irá liberar o excesso e gordura e, caso a função hepática não tenha sido muito afetada, o órgão pode se recuperar dentre de 4 a 8 semanas.
DEPOIS DE 3 MESES O CORPO SE TRANSFORMA DEPOIS QUE VOCÊ PARA DE BEBER
Por volta de 12 semanas após a ingestão de bebidas alcoólicas, as células sanguíneas irão se renovar e a pessoa começa a notar mais energia durante o dia e uma melhora substancial no bem-estar geral.