Salsaparrilha: benefícios e propriedades medicinais

A salsaparrilha (Smilax officinallis) é uma planta medicinal também conhecida como salsa-parrilha, salsaparrilha-vermelha, salsaparrilha-espanhola, dwipautra (sânscrito) e sarsaparilla (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Smilax ornata, S. aspera, S. glabra, S. regelii, S. febrifuga e S. aristolachiaefolia. Pertence à família Smilaceae.

Benefícios da salsaparrilha

As espécies do gênero Smilax são videiras nativas da América Central, onde as suas raízes são utilizadas como aromatizantes naturais de alimentos e bebidas. A raiz possui um sabor picante, que é usado na intenção de aromatizar os refrigerantes mais famosos nos Estados Unidos. A preparação do chá de salsaparrilha é ainda bastante utilizada pelo mundo todo devido as suas diversas propriedades medicinais, onde alguns estudos mostraram que a salsaparrilha possui compostos isolados responsáveis por tais propriedades.

A salsaparrilha é composta de saponinas, sitosterol, resina, gordura, glicosídeos e açúcar. No século XIV, quando foi levada do México para a Espanha, foi muito exaltada como um tratamento para diversas doenças, como a sífilis e gonorreia, o que fez com que a erva se tornasse muito popular entre piratas e vaqueiros. Além disso, a sua raiz e o rizoma também possuem inúmeras propriedades medicinais. A salsaparrilha possui ainda um efeito purificador na área gênito-urinária, combatendo diversas infecções.

As raízes da salsaparrilha possuem saponinas, substâncias que desativam diversos componentes tóxicos bacterianos, conhecidos como endotoxinas, que estão presentes no sangue de pacientes com doenças imunológicas, tais como artrite reumatoide. As suas propriedades alterativas que reduzem as inflamações normalmente ocasionadas por artrite e reumatismo. A erva ainda é capaz de agir nas endotoxinas do intestino, onde é capaz de absorver diversos componentes bacterianos, e consequentemente eliminando-os do organismo.

Além disso, ajuda na excreção do ácido úrico do corpo a aumenta os níveis de testosterona e progesterona, sendo dito por diversas pessoas, que é capaz de excitar paixões, tornando os homens muito mais viris e as mulheres mais sensuais. A salsaparrilha em formato de lavagens é indicada para o tratamentos de herpes.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Uso na culinária

Na culinária, é utilizada para a fabricação de cerveja, onde a variedade jamaicana é considerada a melhor, seguida da variedade hondurenha e mexicana. Na composição da salsaparrilha é possível encontrar diversos nutrientes, incluindo vitaminas, A, C e D, além de ferro e minerais como o sódio, manganês, cobre, iodo e zinco.

Contraindicações e efeitos colaterais da salsaparrilha

A salsaparrilha é considerada uma erva segura. Em alguns casos pode causar gastrite.

História e curiosidades

É possível encontrar diversas espécies de trepadeiras do gênero Smilax na América do Sul, Jamaica, México e Índias Ocidentais. Desenvolvidas, as videiras atingem até 40 metros de comprimento. As flores geralmente são pequenas e os frutos podem ser de coloração azul, preta ou vermelha, servindo de alimento para diversas aves.

As suas ramas são geralmente cobertas de muitos espinhos, o que faz com que sejam cultivadas para a formação de cercas vivas. No caso da raiz, a parte medicinal da planta, possui características longa e não possui cheiro e nem gosto.

POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
DETOX NATURAL Renove
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
EXTRATO PURO DE GOJI + ACEROLA + CROMO Slimmer Goji Berry Pro
Referências:
Bernardo, Ribson Roney, Antonio Ventura Pinto, and JoséPaz Parente. “Steroidal saponins from Smilax officinalis.” Phytochemistry 43.2 (1996): 465-469.
Challinor, Victoria L., et al. “Steroidal saponins from the roots of Smilax sp.: structure and bioactivity.” Steroids 77.5 (2012): 504-511.

Comentários

3 Comentários

  1. Enio Osvaldo de Oliveira

    Comprei a raiz de um ambulante,em Paranaguá,Pr,mas também não sei como usá-la.Diz-se que tem muita salsaparrilha naquela região.

  2. como posso adquirir a salsaparrilha, pois tenho problemas serios de artrite e reumatoides? Aguardo por e-mail. Obrigado

  3. paulo coimbra

    onde posso encontrar o remedios salsaparrilha OU SALSA 3 QUINAS pois eu preciso deste remdio com urgencia, mais preciso dele manipulado. meu endereço é av.joaquim mochel, 40 itaspiraco são luis maranhão fon-98-32453378

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas