Chá de ipê-roxo: saiba para que serve

Chá de Ipê Roxo - Tabebuia avellanedae
Atualizado em 25/12/2022

O chá de ipê roxo é preparado a partir da casca da árvore do ipê e seus principais constituintes ativos são flavonoides, naftoquinonas, quinonas e taninos. O chá do ipê roxo é consumido principalmente para melhorar a condição de inflamações e úlceras gástricas, devido sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de favorecer a reepitelização (etapa de cicatrização de um ferimento que se caracteriza no crescimento do epitélio ao redor da ferida), proliferação vascular e aumento de fibroblastos, mas também há evidências que comprovam que o ipê roxo atua como um laxante moderado e possui atividade antibacteriana, analgésica e cicatrizante.

Apresenta também apresenta ótimos resultados contra o parasita da malária. O chá de ipê roxo é consumido como suplemento alimentar na complementação de tratamentos de câncer de cólon, próstata e pulmão. O ipê-roxo possui lapachol, um pigmento amarelo cristalino, que inibe o crescimento de células tumorais, impedindo os tumores de metabolizarem oxigênio. Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos demonstraram que o ipê-roxo possui um efeito muito pronunciado sobre o câncer. O ipê-roxo é uma árvore nativa da América do Sul e pode alcançar até 35 metros de altura. Dentre os sinônimos botânica da Tabebuia avellanedae, estão a Tabebuia impetiginosa, Handroanthus heptaphyllus, Tecoma avellanedae e Tecoma impetiginosa.

Nomes populares do ipê-roxo

Pau-d’arco, tabebuia, ipê, ipê-preto, ipê-de-flor-roxa, ipê-piranga, ipê-rosa, ipê-roxo-anão, ipê-uva, pau-d’arco-rosa, pau-darco-roxo, piúva, peúva, caboré, guaraíba e lapacho (devido a alta concentração da naftoquinona lapachol presente na planta).

Usos tradicionais do chá de ipê-roxo

Partes utilizadas

Cascas.

Chá de Ipê Roxo - Tabebui avellanedae

Chá de Ipê Roxo – Tabebuia avellanedae

Como preparar o chá de ipê-roxo?

Preparar por decocção. Para 250 ml de água: Ferver por 5 minutos, desligar o fogo e deixar em contato com a água durante 15 minutos. O chá deve ser ingerido até 12 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Tomar uma xícara do chá, de manhã e à noite, podendo ser administrado de 1 a 3 vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais do ipêroxo

O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, e para pessoas com histórico de distúrbios de coagulação sanguínea e em uso de anticoagulantes.

Referências:
Marmitt, Diorge Jônatas, et al. “Plantas medicinais da RENISUS com potencial anti-inflamatório: revisão sistemática em três bases de dados científicas.” (2015).
IpêRoxo. Medicina Natural.
Avalie
[5]

Chá de ipê-roxo: saiba para que serve

O chá de ipê roxo é obtido da casca da árvore do ipê (Tabebuia avellanedae) e seus principais ativos são flavonoides, naftoquinonas, quinonas e taninos.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!