Centella asiatica: saiba para que serve

A Centella asiatica é uma planta medicinal também conhecida como centela, centelha-asiática, colágeno-de-gotu, cola-de-gotu, gotu-dola, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Hydrocotyle asiatica. Pertence a família Apiaceae.

Benefícios da Centella asiatica

A Centella asiatica é usada fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo, alem de tratar inflamação vascular. Ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias químicas e drogas e possui um efeito revitalizador nas células do cérebro e nervos. De acordo com um estudo publicado pela revista Neurological Sciences em 2012 em animais expostos ao alumínio, a Centella asiatica foi capaz de diminuir os níveis do metal no organismo e ainda melhorou a memória. Tradicionalmente, já foi usada para tratar lepra, vez que penetrava na camadas do Lepra baccilli, de forma que ele pudesse ser destruído. Acredita-se que a centelha melhora o movimento de energia entre os dois hemisférios do cérebro. Muito consomem a centelha com um pouco de mel antes de praticarem meditação.

Creme de Centella asiatica

A aplicação da Centella asiatica para cicatrização de feridas é muito apontada por pesquisas. Um estudo pré-clínico utilizou várias formulações (pomada, gel e creme de Centella asiatica) que foram aplicadas em feridas abertas em ratos (três vezes ao dia durante 24 dias). Foi observado um aumento da proliferação celular e da síntese de colágeno no local da ferida. A centella é um ingrediente comum em fórmulas antienvelhecimento e cremes para a pele.

O creme de Centella asiatica auxilia na síntese de colágeno, processo conhecido como rejuvenescedor, vez que a perda ou diminuição de colágeno em células da pele resultam em flacidez e pele enrugada. A Centella é muito utilizada como ingrediente em cosméticos por suas propriedades regenerativas (inclusive no combate a queda de cabelo), além de ajudar a estimular a produção de colágeno quando usada interiormente e topicamente na pele. Também melhora o tempo de cura de uma ferida, estimulando a mitose celular, sendo útil no tratamento de queimaduras, cicatrizes, psoríase e eczema.

Triterpenoides

A centelha também é fonte de triterpenoides, o que a torna capaz de aumentar a resistência à tração da pele e auxiliar na reparação dos tecidos danificados, atuando como cicatrizante natural. Os triterpenoides são compostos que auxiliam na cicatrização de feridas e estudos apontam que eles também podem fortalecer a pele, aumentar a concentração de antioxidantes em feridas e restaurar tecidos inflamados, aumentando o fluxo de sangue na região afetada.

Composição química

A espécie é composta quimicamente de glicosídeo triterpenos (asiaticoside, brahmoside, thankuniside), alcaloides, tanino, betacaroteno, óleos essenciais, vitamina B, vitamina C, magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina e histidina.

Uso na culinária

Na culinária, as folhas frescas são consumidas em forma de salada. Na Ásia, a pessoa pode achar uma variedade de refrigerantes e sucos à base da erva.

Contraindicações e efeitos colaterais da Centella asiatica

Doses grandes podem causar dor de cabeça, coceira, vertigem e perda de consciência.

História e curiosidades

A Centella asiatica é nativa do Sri Lanka. Cresce selvagem e é cultivada em toda Ásia e Indonésia. Essa planta herbácea perene floresce em torno da água, embora se desenvolva melhor em áreas úmidas e pantanosas, mas pode crescer em áreas ensolaradas e altitudes de mais de 2000 metros. Um provérbio antigo do Sri Lanka dizia que “duas folhas de Centella por dia manteriam a velhice distante”. Curiosamente, é um dos alimentos favoritos de elefantes selvagens.

Referências
Mitoprotective effect of Centella asiatica against aluminum-induced neurotoxicity in rats: possible relevance to its anti-oxidant and anti-apoptosis mechanism.
Bylka, Wiesława, et al. “Centella asiatica in cosmetology.” Advances in Dermatology and Allergology/Postȩpy Dermatologii I Alergologii 30.1 (2013): 46.
Seevaratnam, Vasantharuba, et al. “Functional properties of Centella asiatica (L.): a review.” Int J Pharm Pharm Sci 4.5 (2012): 8-14.
Pharmacological Review on Centella asiatica: A Potential Herbal Cure-all
Brinkhaus B, Lindner M, Schuppan D, Hahn EG. Chemical, pharmacological and clinical profile of the East Asian medical plant Centella asiatica. Phytomedicine. 2000;7:427–48. PubMed
Evaluation of topical formulations of aqueous extract of Centella asiatica on open wounds in rats. Indian J Exp Biol. 1998;36:569–72. PubMed.
Medicina Natural

View Comments

  • ADOREI, ESSA PAGINA COM ESSES AVISOS APRENDI A VALORIZAR A MINHA PELE , EU SOU HOMEM TABEM TENHO QUI VALORIZAR MINHA PELE.

    Réplica - Você faz muito bem William. Hoje em dia cuidar da pele não é apenas uma questão de estética, mas sim de saúde e qualidade de vida. O Plantas Medicinais e Fitoterapia fica muito contente por prestar informações de utilidade pública a você e vários outros leitores. Você pode continuar seguindo nossas publicações por email, facebook, twitter e outras redes sociais e divulgar sempre o site para os seus amigos. Obrigado.

  • Olá! Parabéns pelo blog!
    Andei tomando centella asiática com espinheira santa, oliveira e cáscara sagrada. sabe dizer se algum desses é prejudicial ao estômago? recentemente descobri duas úlceras no meu estômago e estou com receio de usar os chás...
    Obrigada!

  • Por favor,gostaria de saber a quantidade e quantas X por semana posso tomar o chá da centela asiática (para celulite;ambém gostaria de saber se é melhor o chá, a cápsula ou ambos tem o mesmo efeito.
    ADOREI O SITE.
    Aguardo retorno URGENTE .
    OBRIGADO.

    LILIAN

  • me indicaram a centella asiatica como uma diéta pra emagrecer isso é verdede? ela pode me ajudar?

  • gostei muito de ler sobre este produto porque eu tomo eestou vendo resultado inclusive eu trabalho com produtos naturais ea centella tem muita saida todo mundo gosta

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago