Panax pseudoginseng: saiba para que serve

Ginseng-de-tien-chi - Panax pseudoginseng
Atualizado em 20/09/2022

O ginseng-de-tien-chi (Panax pseudoginseng) é uma planta medicinal também conhecida como ginseng-do-Himalaia, ginseng-himalaio, ginseng-do-Nepal, noto-gin, notoginseng, tienchi, chai-jen-shen, sanchi, sanchitongtshu, san qi, sanshichi, tian qi, dentre outros nomes populares. Inclui a espécie Panax notoginseng. Pertence à família Araceliae.

Benefícios do Panax pseudoginseng

O pseudoginseng, ou gineng de tien-chi, é usado na medicina popular chinesa para tratar uma gama extensiva de danos e traumas. Melhora a circulação de energia, reduz a dor e inchaços e dissolve os coágulos no sangue. Aumenta a circulação na artéria coronária e na China é administrado frequentemente a pacientes que sofrem de doenças do coração. Na medicina chinesa é classificada como uma erva levemente amarga e não tóxica e pode ser utilizada em forma de decocção ou pó. Devido à suas propriedades tônicas, é cozinhado em sopas.

Yunnan Bai Yao: remédio herbal de Panax pseudoginseng

O Compêndio de Matéria Medica, também conhecida pelos nomes Bencao Gangmu e Pen-Tsao Kang-mu, é considerado o livro médico mais completo e abrangente da história da medicina tradicional chinesa. A obra, escrita por Li Shizhen durante a dinastia Ming, afirma que o sanqi é capaz de tratar todas as doenças do sangue. A partir do final do século XIX o Panax pseudoginseng se tornou tradicional para o uso em todos os tipos de doenças e distúrbios relacionados ao sangue, sendo inclusive, o principal ingrediente do Yunnan Bai Yao. O Yunnan Baio Yao é um famoso remédio herbal rico em propriedades hemostáticas que foi utilizado extensamente por vietcongues para lidar com feridas durante a Guerra do Vietnã.

Contraindicações e efeitos colaterais do Panax pseudoginseng

Não deve ser utilizado durante a gravidez e em casos de deficiência sanguínea. Em casos de hemorragia, um atendimento médico de emergência deve ser prontamente acionado. Em casos raros e menos grave, pode ocorrer uma pequena esofagite em casos de consumir grandes quantidades de Panax pseudoginseng sem beber muita agua. O comprimido pode contatar diretamente os tecidos e provocar alguma irritação ou levar em alguns casos a refluxo ácido (houve apenas dois casos relatados, segundo bibliografia consultado). O outro, mais frequente, é o risco de ocorrer reações alérgicas, incluindo dermatite, bolhas ou outras reações de natureza idiossincrática (houve 19 casos relatados).

História e curiosidades

O ginseng-de-tien-chi cresce naturalmente na China e Japão. É uma planta perene com folhas verdes escuras que se ramificam a partir de uma haste de bagas vermelhas no meio. É cultivada e colhida em florestas nativas. A raiz deve ser colhida entre três e sete anos após a germinação. Na China, o Panax pseudoginseng é conhecido como “a raiz do milagre”, por preservar a saúde. É composta de arasaponin A e B e flavonoides (dencichine).

Referências:
Chinese Herbal Medicine: Materia Medica, Third Edition by Dan Bensky, Steven Clavey, Erich Stoger, and Andrew Gamble (Sep 2004)
Subhuti Dharmananda. Rare Reactions to a safe herb sanqi (Panax notoginseng).
Zohara Yaniv; Uriel Bachrach (2005). Handbook Of Medicinal Plants. Psychology Press. p. 37. ISBN 978-1-56022-995-7.
Avalie
[5]

Panax pseudoginseng: saiba para que serve

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades do tien-chi (Panax pseudoginseng), erva medicinal também chamada de ginseng-do-Himalaia.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!