Guaiaco: saiba para que serve a madeira

Guaiacum officinale - MADEIRA DE GUAIACO
Atualizado em 27/12/2023

O guaiaco (Guaiacum officinale) é uma planta medicinal também conhecida como guaiacum, guiacum, madeira-de-guaiaco, pau-santo e guyacán-negro (espanhol) e lignum-vitae (inglês), dentre outros nomes populares. O Guaiacum spp. é nativo das Índias Ocidentais e da costa norte da América do Sul, abrangendo desde Florida Key’s (Estados Unidos) até Honduras, Panamá e Venezuela.

Benefícios do guaiaco

O guaiaco é usado tradicionalmente para artrite, catarro, dor de dente, dor de garganta, gota, herpes, inchaço, reumatismo e sífilis. Na medicina herbal, as folhas são excelentes remédios alternativos para asma, epilepsia, hipertensão arterial e reumatismo. As flores são usadas para tratar asma, gripe, resfriados, tosse, tuberculose e outras condições respiratórias, inclusive congestionamento nasal. O chá é usado para lavar os olhos.

Uso tópico

Guaiacum officinale - GUAIACO

Guaiacum officinale – GUAIACO

A casca interna da árvore pode ser transformada em uma preparação oleosa para ser aplicada em entorses e dores de artrite e reumatismo. Quando utilizado externa e internamente, melhora a circulação. Muitas pessoas usam os ramos para afastar moscas pendurando-os na cozinha ou colocando o guaiaco dentro dos armários. É possível ainda usar o guaiaco em forma de pastilha para aliviar dores de garganta ou então em forma de resina usada para preservar objetos e superfícies. A madeira contém um alto teor de óleo e a madeira em pó pode até ser colocada em uma cavidade alguns dias antes da extração do dente, amenizando a dor de dente.

Fitoquímicos

O Guaiacum officinale é composto de óleo volátil, resinas, ligninas e saponinas triterpênicas.

Contraindicações e efeitos colaterais do guaiaco

Apesar de não ter nenhuma toxidade conhecida, pessoas alérgicas, hipersensíveis e com doenças inflamatórias agudas devem evitar o guaiaco. Gestantes, lactantes e paciente com cálculos renais não devem fazer uso. O uso excessivo pode resultar em gastroenterite, diarreia e cólica intestinal. Pode causar reações alérgicas, como estanqueidade na garganta ou no tórax, problemas respiratórios, urticária, pele inchada, erupção cutânea e dor torácica.

História e curiosidades

Os exploradores espanhóis descobriram a árvore do guaiaco no século XVI nas Bahamas e colocaram o nome a partir de uma das línguas indígenas faladas na região. A árvore atinge cerca de 30 metros de altura e sua madeira é altamente valorizada, vez que é extremamente densa e durável, afundando ao cair na água. O Guaiacum officinale é considerado umas das madeiras de maior dificuldade de extração da floresta e foi utilizada como matéria-prima para fabricação de navios e outras construções de madeira que requerem força, durabilidade e dureza. Também pode ser usado para fabricar móveis requintados e outras peças de arte. A flor é o símbolo nacional da Jamaica, país onde é considerado uma das espécies mais importantes. O gênero faz parte da família Zygophyllaceae.

Referências:
Duwiejua, M., et al. “Anti‐inflammatory Activity of Polygonum bistorta, Guaiacum officinale and Hamamelis virginiana in Rats.” Journal of pharmacy and pharmacology 46.4 (1994): 286-290.
Ahmad, Viqar Uddin, Nasreen Bano, and Bano Shaheen. “A saponin from the stem bark of Guaiacum officinale.” Phytochemistry 25.4 (1986): 951-952.
Avalie
[5]

Guaiaco: saiba para que serve a madeira

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do guaiaco (Guaiacum officinale), também conhecida como madeira-de-guaiaco.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!