Arsenicum album: para que serve o medicamento homeopático

Arsenicum album - Medicamento Homeopático
Atualizado em 18/07/2024

O Arsenicum album é um medicamento homeopático derivado do elemento metálico arsênico, também conhecido como arsênico-branco, óxido branco de arsênico metálico e ácido arsênio. Traços de arsênico são encontrados em vegetais e animais, contudo, em sua forma bruta, o arsênico é venenoso.

Benefícios do Arsenicum album

O Arsenicum album é um remédio homeopático muito utilizado no tratamento de doenças graves e crônicas, resfriados, bronquite, febres, asma, transtornos de ansiedade, ataques de pânico, infecções cutâneas, furúnculos, queimaduras com bolhas, cistite, inflamações oculares, varicela, resfriados, tosse, indigestão, doença de Crohn, gripe, insônia, sarampo, caxumba, alergias, e intoxicação alimentar. O arsênico também já foi usado para tratar malária, alcoolismo, sífilis, lúpus e câncer (quando aplicado nos estágios iniciais da doença).

Também é um medicamento usado na homeopatia útil para casos de transtorno mental com sintomas de melancolia, irritação, ansiedade intensa e agitação. Também possui um efeito positivo em casos de diarreia, fraqueza, e irritação do estômago. O arsênico pode ser utilizado em outras situações como: dores de cabeça latejantes e frontais, erupções cutâneas causadas por herpes ou eczemas, dores de garganta e congestão nasal crônica. Os compostos orgânicos de arsênico e formas inorgânicas são utilizados para a fabricação de produtos farmacêuticos (para o tratamento de doenças de pele como a psoríase, por exemplo). Na odontologia, é usado para destruir a polpa.

Contraindicações e efeitos colaterais do Arsenicum album

Recomenda-se que não se exceda a dose recomendada, visto que o acumulo gradual pode resultar em distúrbios digestivos, náuseas, vômitos, diarreia, desidratação. O uso só deve ser feito sob recomendação e supervisão de um profissional da saúde.

História e curiosidades

Desde a antiguidade, usava-se arsênico em doses muito baixas para fins terapêuticos, mesmo que fosse conhecido seu poder letal. Gregos usavam trióxido de arsênico para curar doenças do sangue. Durante a Idade Média, o médico árabe Abu Bekrer Razi utilizava-o para casos de anemia e distúrbios do sistema nervoso.

O arsênico foi usado como remédio para determinados tipos de doenças do gado até o século VIII. No século XVII, foi aplicado topicamente para tratar úlceras e doenças de pele. Ingerido, foi usado para tratar febres. Os compostos de arsênico foram frequentemente utilizados para aumentar a força e a resistência. A pomada feita a partir de arsênico foi usada para tratar de tumores. No início do século XX, derivados do arsênico (arsfenamina e neoarsfenamina) foram usados para curar a sífilis.

Nas primeiras décadas do século XX, o arsênico era administrado no tratamento de leucemia mieloide. Contudo, com o advento da quimioterapia moderna, e apesar de arsênio ser benéfico em muitos aspectos, a sua ação variante de um paciente para outro, e alta toxicidade quando usada de forma assídua, fizeram que a substância fosse preterida por outros tratamentos mais seguros.

Referências:
Arsenicum Album. Gale Encyclopedia of Alternative Medicine.
El arsénico como remedio. Hipernova.
Avalie
[4.3]

Arsenicum album: para que serve o medicamento homeopático

O Arsenicum album é um medicamento homeopático, também chamado de arsênico-branco, óxido branco de arsênico metálico e ácido arsênico na homeopatia.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!