Chambá: saiba para que serve a planta

Chambá - Justicia pectoralis
Atualizado em 19/09/2022

O chambá (Justicia pectoralis) é uma planta medicinal também conhecida como anador, cerebril, carpinteiro, erva-de-Santo-Antônio, melhoral, peristrofe, pingo-de-ouro, trevo-do-Pará, trevo-cumarú e tilo (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Dianthera pectoralis Ecbolium pectorale e Justicia stuebelii. O chambá é nativo de regiões do Caribe mas é popularmente utilizado na América do Sul.

Benefícios do chambá

As folhas e ramos do chambá são utilizados em forma de extrato, chá, suco, xaropes e óleo vegetal. O xarope e o chá de chambá servem para o tratamento natural para a tosse, bronquite, febre, gripes e náuseas. O óleo vegetal misturado ao macerado das folhas é digestivo. O extrato das folhas tem uso tópico para feridas e dermatites. A finalidade mais conhecida e difundida do chambá é como expectorante na forma de chás, que devem ser tomados de 2 a 3 vezes por dia pelo paciente em estado de gripe ou resfriado.

Composição

O chambá possui triptaminas, substâncias com potencial alucinógeno baixo. O chambá o já foi parte de rituais sagrados amazônicos e venezuelanos em rapés sagrados, contudo, há ausência de alcaloides em sua composição, o que indica baixas implicações psicotrópicas. Pode-se aproveitar este efeito, em pequena escala, para obter efeitos terapêuticos como sedação, alívio de dores e náuseas.

Outros constituintes da planta de importância medicinal são a cumarina (anticoagulante) e a umbeliferona, que juntas apresentam ação relaxante da musculatura lisa e anti-inflamatória. As cumarinas conferem um odor agradável semelhante à baunilha, reforçando o efeito calmante. Estes efeitos aliviam os sintomas de mal estar e dores generalizadas características de quadros de gripe e resfriados. As preparações podem ser ingeridas ou usadas em forma de banhos.

Contraindicações e efeitos colaterais do chambá

Por conter substâncias anticoagulantes, deve ser utilizada com cuidado por pessoas com problemas de coagulação. Por conter em pequena quantidade substâncias chamadas triptaminas, deve ter o consumo moderado, visto que as triptaminas têm potencial alucinógeno.

História e curiosidades

A Justicia pectoralis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A Justicia pectoralis faz parte da família Acanthaceae.

Referências:
LINO, C. S. et al. Analgesic and antiinflammatory activities of Justicia pectoralis Jacq and its main constituents: coumarin and umbelliferone. Phytotherapy Research: An International Journal Devoted to Medical and Scientific Research on Plants and Plant Products, v. 11, n. 3, p. 211-215, 1997.
MACRAE, W. Donald; TOWERS, GH Neil. Justicia pectoralis: a study of the basis for its use as a hallucinogenic snuff ingredient. Journal of Ethnopharmacology, v. 12, n. 1, p. 93-111, 1984.
Leal, Luzia Kalyne Almeida Moreira, Aline Holanda Silva, and Glauce Socorro de Barros Viana. “Justicia pectoralis, a coumarin medicinal plant have potential for the development of antiasthmatic drugs?.” Revista Brasileira de Farmacognosia 27 (2017): 794-802.
Avalie
[5]

Chambá: saiba para que serve a planta

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chambá - Justicia pectoralis, planta também chamada de anador e melhoral.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!