Copaíba: saiba para que serve a árvore

Copaíba - Copaifera langsdorffii
Atualizado em 21/09/2022

A copaíba é uma planta medicinal também conhecida como copaíba-verdadeira, copaíva, bálsamo-da-Amazônia, bálsamo-dos-jesuítas, copal, copaúba, copaibeira-de-Minas, copaipera, mal-dos-sete-dias, pau-de-óleo, aceite de palo (espanhol) e cupayba (tupi). A Copaifera spp. inclui as espécies Copaifera officinalis, Copaifera jacquinii, Copaifera langsdorfii e Copaifera reticulata. O óleo de copaíba é tradicionalmente utilizado no tratamento de cerca de 50 tipos de doenças, incluindo várias condições de pele.

Óleo de copaíba

Inicialmente, o óleo de copaíba foi aplicado para tratar doenças de pele e picadas de insetos, contudo, estudos mais aprofundados descobriram diversas outras aplicações, incluindo propriedades cicatrizantes e hidratantes. O óleo da copaíba possui ácido caurenóico e cariofileno, duas substâncias com ação antibiótica e anti-inflamatória. A ação antisséptica combinada com a ação cicatrizante faz com que o óleo de copaíba possa ser aplicado em feridas externas, tais como feridas na pele, lesões da doença psoríase e cicatrizes, inclusive oriundas de cirurgias plásticas.

Externamente, trata problemas de pele, tais como acnes, dermatites, eczema, herpes, feridas, frieiras, furúnculos, picadas de inseto, psoríase, sífilis e urticárias, além de beneficiar pacientes com artrite. O óleo de copaíba possui alto teor de ácidos graxos essenciais, sendo capaz de regenerar o colágeno, proporcionando hidratação e rejuvenescendo a pele, além de combater celulites e estrias.

Ação hidratante

Semente de copaíba

Semente de copaíba

O óleo de copaíba é também um dos mais utilizados na indústria cosmética, sendo ingrediente em sabonetes, cremes, óleos de massagem e shampoos, proporcionando brilho e hidratação para a pele e os cabelos. A ação hidratante e auxilia no rejuvenescimento da pele ao ser adicionada algumas gotas ao creme facial diário. Além disso, hidratar a pele com o composto ameniza e previne o aparecimento de celulites e estrias. As propriedades antibacterianas podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário, permitindo criar na pele uma espécie de escudo contra infeções.

Nos cabelos, combate a oleosidade, previne e reduz a queda de cabelo, além de proporcionar maciez aos fios, promovendo a saúde do couro cabeludo. Ainda trata caspa, micoses e combate piolhos. Age como como um antimicrobiano, antisséptico e desinfetante para usos externos e internos em infecções bacterianas e úlceras no estômago. Vários shampoos naturais produzidos à base de copaíba são eficazes no combate à caspa.

Benefícios da copaíba

A copaíba, dentre todas as plantas, é a maior fonte de cariofileno. Seus hidrocarbonetos contém terpenos, incluindo pineno (aguarrás). O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos, citotóxicos, diuréticos e relaxantes musculares. Muitas de suas propriedades são atribuídas a ação do ácido caurenóico e cariofileno. Testes de laboratório demostraram que a resina do copaíba age reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobiano e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.

A planta é usada topicamente para aliviar inflamações e ajudar a curar dermatites, eczemas, erupções cutâneas, feridas, pé-de-atleta e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. No caso da psoríase, é capaz de auxiliar na melhora dos sintomas aparentes. O bálsamo de copaíba é muito benéfico para bronquite, catarro, resfriados, tosse e outros problemas respiratórios. É um bom remédio natural para reduzir a bronquite crônica e o catarro, vez que age como antisséptico e auxilia na expectoração. Também é recomendada no tratamento natural de cistite crônica, diarreia, gonorreia, leucorreia e hemorroidas.

Contraindicações e efeitos colaterais da copaíba

O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.

História e curiosidades

A árvore de copaíba é uma planta típica da floresta tropical Amazônica, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Pode alcançar mais de 30 metros de altura. Possui flores pequenas, com cachos brancos e frutas contendo uma única semente. A Copaifera spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). As copaíbas fazem parte da família das Leguminosas.

Referências:
Santos, Adriana Oliveira dos, et al. “Antimicrobial activity of Brazilian copaiba oils obtained from different species of the Copaifera genus.” Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 103.3 (2008): 277-281.
Pieri, Fábio Alessandro, et al. “Bacteriostatic effect of copaiba oil (Copaifera officinalis) against Streptococcus mutans.” Brazilian dental journal 23.1 (2012): 36-38.
Lloyd, John Uri. Copaifera officinalis. Engelhard, 1898.
Avalie
[5]

Copaíba: saiba para que serve a árvore

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da árvore de copaíba (Copaifeira spp), também chamada de bálsamo-da-Amazônia.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!