Suplementos e vitaminas para o tratamento da psoríase


A psoríase é uma doença crônica da pele não contagiosa que afeta quase 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. No Brasil, cerca de 3 milhões são afetadas pela doença e estima-se que somente 5% dos pacientes estão em tratamento. Em muitos casos, alguns suplementos e vitaminas para o tratamento da psoríase, doença que ainda não possui cura definitiva.

Suplementos e vitaminas para psoríase

Os tratamentos para portadores de psoríase tratamentos visam reduzir a inflamação e formação das placas, fazendo com que as células da pele parem de crescer tão rapidamente e normalizem a aparência da pele. Aumentar o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, além de alimentos ricos em ômega 3 são fundamentais, visto que eles conseguem amenizar os sintomas. Por outro lado, recomenda-se evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína, tais como café, chá preto e chocolate, que por sua vez, podem agravar a inflamação.

Aos pacientes, é recomendado praticar atividades físicas que proporcionam a liberação de hormônios de prazer, evitando assim que se encontrem em situações de estresse e ansiedade, fatores agravantes dos sintomas das doenças. Dentre as soluções indicadas, inclui o uso tópico de cremes e pomadas, fototerapia, produtos fitoterápicos, suplementos de vitaminas e minerais, além do tratamento sistêmico. Em casos mais leves, são indicados pomadas com corticoides para aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, são prescritos medicamentos sistêmicos, que podem ser administrados via oral, intramuscular ou intravenosa.

Vitamina A (retinol)

Vitamina A (Retinol)
Vitamina A (Retinol)

A vitamina A é essencial para o ser humano, sendo encontrada principalmente em vegetais amarelos e laranja, como é o caso da cenoura. Os retinóides são usados para reduzir a superprodução de células da pele que ocorre com a psoríase. Além disso, diminui a inflamação e as placas de psoríase. Cremes tópicos de vitamina A possuem uma menor taxa de absorção em comparação com os medicamentos orais relacionados à vitamina A, resultando em menos efeitos colaterais para os pacientes.

Vitamina B12 (cobalamina)

Vitamina B12 (cobalamina)
Vitamina B12 (cobalamina)

A cobalamina compõe as vitaminas do complexo B. Algumas pessoas utilizam injeções de vitamina B-12 para ajudar a reduzir os sintomas da psoríase, contudo, estudos clínicos sugerem que a porcentagem de pacientes com que se beneficiam da cobalamina é baixa. Na década de 1960, os médicos investigaram injetando soluções de vitamina B12 diretamente em lesões de pele de pessoas com psoríase. Um dos primeiros estudos envolveu 73 pacientes. Os resultados não encontraram evidências de benefício do tratamento com vitamina B12, conforme relatado na edição de dezembro de 1962 do “British Medical Journal”.

Desde esses estudos iniciais, poucos estudos adicionais foram realizados sobre injeções de vitamina B12. Recentemente, alguns cremes para pele com cobalamina d outros ingredientes, como o óleo de abacate, ganharam popularidade. Um pequeno estudo em 2001 contou com a participação de 13 pacientes e foi publicado pela revista Dermatology. O creme com óleo de abacate demonstrou resultados promissores no tratamento da psoríase em placa crônica.

Aloe vera Aloe vera Compre cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.
Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos naturais sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.

Vitamina C

Vitamina C
Vitamina C

A vitamina C é rica em antioxidantes, e pode ser uma adjuvante poderoso no tratamento da psoríase, evitando danos associados ao estresse oxidativo. A vitamina C pode ser obtida a partir da alimentação ou suplementos. Alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais de folhas verdes.

Vitamina D

Vitamina D
Vitamina D.

A vitamina D se tornou um dos pilares para o tratamento da psoríase vulgar. Pacientes com psoríase possui risco maior de desenvolverem complicações adversas para a saúde, incluindo doenças cardiovasculares. Em pacientes psoriáticos, ajudar a controlar a proliferação e diferenciação celular, regular o sistema autoimune e reduzir a inflamação e as placas. A aplicação de cremes tópicos de vitamina D à pele pode ser útil.

O calcipotriol, medicamento que contém vitamina D, foi demonstrado ser um tratamento eficaz para a psoríase do couro cabeludo, especialmente quando usado em combinação com tratamentos esteroides mais tradicionais. O estudo foi conduzido por J. Koo, do Departamento de Dermatologia da Universidade da Califórnia e publicado em 2002 na revista “Cutis“. Os pacientes poderiam usar menos esteroides juntamente com o creme de vitamina D. A Universidade de Maryland Medical Center relata que os cremes com vitamina D parecem funcionar inibindo a reprodução das células da pele.

Vitamina E (tocoferol)

Vitamina E
Vitamina E

A vitamina E sempre foi valorizada por suas propriedades antioxidantes, que por sua vez combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenáse, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele. Também ajuda a proteger o corpo dos prejudiciais raios ultravioleta que podem danificar as células da pele. A vitamina E deixa a pele mais suave e sedosa, além de ajudar a hidratar a pele seca. O tocoferol pode ser obtido por meio da aplicação de cremes e loções para a pele e por meio de ingestão alimentos e suplementos, tais como frutas cítricas, verduras, leguminosas, nozes e sementes, dentre outros.

ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
SHAMPOO CONCENTRADO DE BABOSA Shampoo de Aloe vera 300ml
SUPLEMENTO PARA FORTALECER OS CABELOS Hair Up
GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
Referências:
University of Maryland Medical Center; Psoriasis; Steven D. Ehrlich, NMD; March 13, 2010.
What vitamins are best for psoriasis? Medical News Today.
Vitamins and Supplements. National Psoriasis Foundation.
Stücker, Markus, et al. “Vitamin B-12 cream containing avocado oil in the therapy of plaque psoriasis.” Dermatology 203.2 (2001): 141-147.
Baker, Harvey, and J. S. Comaish. “Is vitamin B-12 of value in psoriasis?.” British Medical Journal 2.5321 (1962): 1729.
Does B 12 Help Psoriasis? Livestrong.
The Link Between Vitamin D Deficiency & Psoriasis. Livestrong.


[instagram-feed]

Comentários

Comentar